Mobile, Tecnologia

Asus PadFone 2 – O dispositivo híbrido Android da nova geração


A revolução nos dispositivos móveis começou nos smartphones. De seguida foi a vez dos tablets a serem reinventados. Mas será que existe uma terceira via? Isto é uma alternativa em ter um dispositivo que inclua todas as vantagens de um smartphone e de um tablet? A alternativa é claramente o PadFone 2 da Asus.

O PadFone 2 é a continuação do PadFone o primeiro dispositivo híbrido pioneiro da Asus. O conceito é muito simples, pode usar o PadFone 2 normalmente no seu dia-a-dia como se de outro smartphone se tratasse. Quando chega a casa ao escritório é a vez de mudar de mudar para formato maior e para isso o PadFone 2 inclui um acessório fantástico. Este acessório é uma “dock” em formato rectangular, que quando conectada ao smartphone transforma o PadFone 2 num apropriado e útil tablet Android.

É nas características técnicas que encontramos um dos maiores pontos de interesse. O PadFone 2 mantém a tendência recente dos fabricantes em incluir ecrãs de grande dimensões. Neste caso este smartphone inclui um “display” de 4.7 polegadas Super IPS+ com um vidro Gorilla Glass para uma maior resistência a quedas e outros impactos. A Câmara incluída apresenta uma actualização relevante em relação à anterior iteração deste dispositivo híbrido. O PadFone 2 traz uma câmara de 13MP possuidora de um sensor fornecido pela Sony, o que siginica que irá resultar numa boa qualidade de captura de imagem e vídeo.

De salientar ainda é o poder de processamento do Padfone 2, nomeadamente a inclusão de um processador Quad-core Snapdragon S4 a 1.5Ghz de frequência e a generosa inclusão de 2GB o que significa que é possível reproduzir vídeos em alta-definição e os seus jogos sem grandes soluços. O vídeo apresentado de seguinte é bem esclarecedor das principais funcionalidades deste novo dispositivo.

Quanto à tablet dock inclui algumas modificações. Em primeiro lugar está mais fina e mais leve face ao mesmo acessório do PadFone original. Embora seja uma melhoria que promete trazer conforto ao utilizador teve que haver um sacrifício. Neste caso a Asus optou por incluir uma bateria integrada no acessório de 5000 mAh um claro retrocesso em relação à bateria de 6600 mAh do modelo original. Teremos que esperar para ver se a Asus realizou algumas optimizações ao nível de software e mesmo hardware de modo a minimizar o consumo de bateria.

Em segundo lugar, a porta que protegia o local onde o smartphone era colocado no acessório, deu lugar a um novo sistema de encaixe que a Asus afirma ser superior. Em relação à versão original este acessório mantém um ecrã com uma resolução de 1289×800 pixeis de 10.1 polegadas.

Outras características ao nível da conectividade incluem suporte para Bluetooth 4.0, Wifi, FPS/GLONASS, NFC. Por último mas não menos importante, é introduzido no PadFone 2 suporte LTE o que permite velocidades de transferência 4G em modo smartphone e tablet. Isto significa que a mesma ligação à internet poderá ser partilhada em qualquer um dos modos, uma mais valia que evita a utilização de dois planos independentes de dados.

Quanto à versão do Android a Asus inclui o Ice Cream Sandwich 4.0.4 embora a empresa prometa para breve uma actualização para o Jelly Bean. Se levarmos em consideração o bom historial de actualizações da Asus em especial nos seus tablets Android estaremos inclinados a confiar na promessa da empresa de Taiwan.

Finalmente a Asus deu a conhecer um vídeo onde descreve as principais decisões tomadas no processo de 2 anos que demorou a desenvolver o PadFone 2. Entre as quais é explicada algumas opções relativamente ao formato do equipamento e em especial o porquê da inclusão do novo sistema de encaixe do acessório para o smartphone.

O PadFone 2 estará disponível (em preto ou branco) na Europa numa versão de 32 GB a um preço de €799 e noutra versão de 64GB a um preço de €899 antes do final do mês de Dezembro. Não está previsto para já qualquer disponibilidade para o Brasil. Via Asus


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *