Notícias, Sistemas Operativos

Conheça o novo aspecto do Firefox para o Windows 8


A introdução de uma nova versão do Windows obriga em geral os fabricantes de software a trabalharem para adaptar os seus produtos de modo a tirar partido das principais novidades. O Windows 8 não é excepção, aliás esta versão em especial exigirá dos vários programadores e designers actualizações compatíveis com o novo Modern UI. A Mozilla ciente deste facto apresentou a nova interface construída em especial para o Windows 8.

A nova versão “Metro” do Firefox foi segundo a Mozilla desenhada de raíz e desenvolvida desde o início do ano. O Firefox Metro traduz-se numa aplicação “Híbrida”, isto é tem duas interfaces, a clássica que todos já conhecemos na versão actual do firefox e a versão Metro (Modern UI) que vê na imagem anterior

Esta nova versão inclui uma nova página inicial redesenhada para respeitar as linhas orientadoras do Modern UI com acesso rápido ao histórico de páginas navegadas e às bookmarks. É ainda incluído nesta versão acesso ao serviço Firefox Sync e ainda suporte a elementos optimizados para toque, “swipe” e gestos integrados com a barra “charms” do Windows 8.

A Mozilla não deixou apesar de tudo de adicionar o seu toque à interface com a introdução da sua interface “Australis”, que traz em relação à interface actual abas (tabs) mais curvas e elementos na interface mais elegantes. A Mozilla refere que ao longo das próximas semanas e meses irá adicionar funcionalidades iterativas, melhorar a integração com o Windows e aumentar a performance e fluidez do Firefox.

Para os entusiastas de versões de desenvolvimento que queiram experimentar o Firefox Metro, podem aceder à versão presente no ramo de desenvolvimento “nightly”, assumindo que tenham instalado a versão de 64 bits do Windows 8 RTM (final), neste link. Depois de descarregar e instalar a versão de desenvolvimento não se terá de preocupar em procurar por novas versões do Firefox, já que a Mozilla refere que esta versão é auto-actualizável. Via Mozilla Blog


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *