Futuro hoje, Gadgets

Digits – O novo dispositivo de wearable computing da Microsoft


Lembre-se da Power Glove da Nintendo? O controlador de jogos por reconhecimento dos dedos que foi apresentado no final dos anos 80. Agora, a Microsoft Research criou um novo conceito que nos faz lembrar a Power Glove, mas sem a luva real.

O departamento de investigação da Microsoft revelou o projecto Digits. O Digits pode ser descrito de uma forma suscinta como um dispositivo que qualquer pessoa pode usar no seu pulso e permite detectar o movimento dos dedos. Segundo a equipa encarregue do desenvolvimento do Dígits, este dispositivo pode ser facilmente montado utilizando componentes comuns e de fácil acesso.

Nos componentes utilizados para construir este dispositivo é incluído uma câmara de infravermelhos, um laser de infravermelhos, um difusor R para iluminação e uma unidade de medição inercial. O resultado final é que o Digits consegue sentir o movimento dos dedos relativamente ao pulso onde é montado.

As possibilidades de aplicação para este dispositivo na área de jogos são óbvias. É possível usar o dedo para atirar em alvos num jogo de acção em primeira pessoa (FPS). Como poderá ver no vídeo seguinte outro dos casos de uso passa por controlar o nível de volume de um smartphone, enquanto que o dispositivo ainda está no seu bolso apenas pelo movimento dos dedos combinada com alguma forma de “tecnologia de visão wearable” ( semelhante ao Google Glass).


Como de costume em alguns projectos da Microsoft, não se sabe se este projecto algum dia irá ter uma aplicação prática. Via Microsoft Research


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *