Mobile

Google apresenta Android 4.2 – conheça as principais novidades


A par dos novos dispositivos Nexus a Google aproveitou para anunciar a disponibilização da versão 4.2 do Android. As novidades são sobretudo iterativas e usam como base a solidez e maturidade que ao longo dos últimos tempos o Android conseguiu conquistar. Mas existem algumas novidades interessantes. Saiba quais são de seguida.

O Android 4,2 assume a velocidade e simplicidade de Jelly Bean e melhora em alguns pontos do sistema operativo como a introdução de um novo modo de câmara, um teclado mais inteligente, conectividade wireless para dispositivos de iamgem externo, entre outras opções.

Câmara com tecnologia Photo Sphere

De Cima, para baixo e tudo em torno de si, é como se nenhuma câmara que você já viu. Com o Android 4.2, pode tirar fotos instantâneas em todas as direcções que se juntam em incríveis e imersivas foto-“esferas” que você colocou dentro da própria cena.  Pode ver as suas “foto-esferas”, compartilhá-las no Google+ com seus amigos e familiares, ou mesmo adicioná-los ao Google Maps para o mundo ver. Esta funcionalidade é uma clara evolução do modo panorama. Contudo confere às imagens finais um efeito de esfera que dá maior profundidade e dimensão. Mas além das suas criações, pode ainda explorar foto-esferas criadas por fotógrafos de todo o mundo.

Um teclado inteligente, agora com suporte para gestos

Escrever mensagens em movimento é mais fácil do que nunca utilizando gestos para digitar letras. Basta deslizar o dedo sobre as letras que deseja digitar e levantar depois de cada palavra. Não terá de se preocupar com espaços porque eles são adicionados automaticamente para você. Esta nova funcionalidade é largamente inspirada no teclado Swype disponível na Play Store da Google.

O teclado pode antecipar e prever a próxima palavra, para que possa terminar frases inteiras apenas seleccionando palavras sugeridas. Em contrapartida os dicionários do teclado do Android agora são mais precisos e relevantes. A tecnologia text-to-speech foi também melhorada bem como a digitação por voz no Android .  A google refere que os comandos por voz funcionam mesmo quando você não possui uma conexão de dados, de modo que possa utilizar sua voz para comandar o android onde quer que vá.

Um tablet, muitos usuários.

É o seu tablet totalmente personalizado.  O Android 4.2 introduz suporte para múltiplos utilizadores/usuários. Em termos práticos cada pessoa pode dar ter as suas próprias homescreen, fundos, widgets, aplicativos e jogos ! E já que o Android é desenvolvido para suportar multi-tarefa, é muito fácil com a nova versão alternar entre os usuários – não há necessidade de entrar e sair. 

Compartilhe o que está em seu telefone no grande ecrã.

Android 4.2 permite que os dispositivos compatíveis activem a exibição no grande ecrã utilizando a tecnologia sem fios. Você pode compartilhar filmes, vídeos do YouTube, e tudo o que está em sua tela em uma HDTV. Basta conectar um adaptador de vídeo sem fio a qualquer TV com suporte da norma HDMI para replicar o que está no ecrã do seu android de forma rápida e fácil.

Nova tecnologia – Daydream

O Daydream deixa a informação mais relevante presente no seu dispositivo Android útil disponível quando o coloca em modo idle ou encaixado em algum acessório como suporte.  Esta nova funcionalidade permite-lhe mostrar o seu álbum de fotos, obter as últimas notícias do Google Currents, e muito mais.

Existem outras novidades a nível de acessibilidade, e pequenas actualizações à área de notificações. Como é sobretudo uma actualização incremental esta nova versão concentra-se em melhorar pequenos pormenores , corrigir correcções de bugs. O nexus 4 e 10 são os primeiros dispositivos a serem disponibilizados com o Android 4.2, quanto aos outros fabricantes teremos que esperar nos próximos meses se irão lançar novos dispositivos ou quando de facto irão trazer esta nova actualização para os dispositivos já existentes.

Pode consultar em mais detalhe as novas funcionalidades aqui.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *