Lenovo-nos-Estados-Unidos Negócios, Tecnologia

Lenovo aposta nos Estados Unidos


A gigante da tecnologia chinesa, Lenovo, resolveu implantar uma fábrica de montagem  em Whitsett, Carolina do Norte. De acordo com o Wall Street Journal , o investimento será de alguns milhões de dólares e criará cerca de 115 postos de trabalho.

A Lenovo tem vindo a crescer de forma constante nos últimos anos, a implantação nos Estados Unidos, faz parte da estratégia da empresa para aumentar a sua cota no mercado. Apesar de os custos laborais serem superiores, a verdade é que dessa forma, a gigante da informática chinesa, passará a ter um contato direto no mercado Norte Americano. Mas a estratégia de crescimento é mais ampla, no início de setembro, o grupo chinês, anunciou a aquisição do grupo brasileiro CCE, por 300 milhões de reais (cerca de 115 milhões de euros) e assim passa a ter uma operação direta na América Latina.

A Lenovo é o segundo maior fabricante de PC´s a nível mundial, com uma cota de mercado de cerca de 14,9%, somente menos 0,6% que a HP, que ocupa primeiro lugar da Tabela.

Distribuição da cota de mercado mundial de PC´S, no segundo trimestre (dados em percentagem)

  1. Hewlet-Packard: 15,5%
  2. Lenovo: 14,9%
  3. Dell: 11,1%
  4. Acer: 10,4%
  5. Asus: 7,1%
  6. Outros fabricantes: 41%

Distribuição da cota de mercado mundial de PC´S

O plano de expansão da Lenovo baseia-se numa estratégia simples:

Defender o mercado profissional e local do mercado chinês, considerado um sector estratégico, com mais de 500 milhões de utilizadores da internet.

Cescer através do investimento noutras regiões do globo por meio de aquisições ou da implantação de unidades fabris.

Alargar a sua área de actuação ao segmento de dispositivos móveis.

 

Fontes: Lenovo e Wall Street Journal


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *