Gadgets, Sistemas Operativos, Tecnologia

Matrox TripleHead2Go Digital SE – um adaptador para múltiplos monitores


Se perguntar a um “gamer” do que é que não prescinde no seu ambiente de trabalho, a resposta mais provável é ter o máximo de monitores ao seu dispor. Contudo, a utilização de múltiplos monitores já há muito que passou o nicho dos jogos, sendo essencial para quem trabalha massivamente em múltipla tarefa e quer ter o seu ambiente de trabalho organizado. Mas e nos casos em que os portáteis ou computadores de secretária apenas têm uma saída de vídeo?

A Matrox lançou o TripleHead2Go Digital SE um adaptador ideal para ligar até três monitores a um PC ou Mac quando estes equipamentos apenas possuem uma saída de vídeo. O suporte para computadores Mac é garantido através da norma Thunderbird e Mini DisplayPort muito comum em computadores da Apple. A compatibilidade com outras placas gráficas e sistemas que não tenham a anterior conectividade é assegurada pelo suporte à norma DisplayPort.

A par do adaptador o utilizador pode esperar a inclusão do software “Matrox PowerDesk” que traz um conjunto de funcionalidades que permite oferecer algum controlo sobre a configuração multi-monitor. Uma das funcionalidades mais relevantes, passa pela gestão de bordas um algoritmo que compensa a folga na imagem que é resultante da conjunção das bordas dos monitores adjacentes. Esta técnica segundo a Matrox permite tornar a visualização da imagem num conjunto dos monitores uma experiência mais coerente.

Mas e se três computadores não são o suficiente para quem precisa de uma solução semelhante? Então para todos os interessados que tenham instalado o windows temos uma boa notícia. É possível tirar partido da tecnologia Multi-GXM(Graphics eXpansion Module) e combinar dois adaptadores TripleHead2Go para se conseguir até um máximo de 6 monitores ligados em simultâneo.

Mas e que resoluções poderá esperar dos monitores ligados através deste adaptador? Em Windows o TripleHead2Go é compatível com monitores que permitam resoluções até 1920×1080 a 50 Hz enquanto em Mac a resolução máxima suportada fica-se por 1360×768 a 60Hz.

Em relação à disponibilidade do TripleHead2Go Digital SE, a Matrox anunciou que estará acessível para venda directa através do seu próprio site ou por intermédio de revendedores autorizados pela marca no mercado norte americano e europeu. Ter três monitores ligados com este adaptador irá custar-lhe cerca de 214 euros ($279) excluindo qualquer taxa alfandegária. Via Matrox.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *