Gadgets, Mobile, Tecnologia

Samsung lança placa Arndale baseada no SoC Exynos 5


Se anda à procura de criar a sua aplicação perfeita para Android com NFC, GPS, suporte OpenCL e acha outras soluções como o Raspberry Pi e a Cubieboard muito limitadas a Samsung pode ter a solução para si. A empresa sul-coreana acaba de entrar no mercado entusiasta de pequenas placas integradas ao anunciar a sua placa Arndale.

A placa Arndale inclui a mais recente geração de system-on-chip (SoC) Exynos 5 Dual. O Exynos 5 Dual caracteriza-se por ser a primeira iteração do modelo ARM® Cortex™-A15 MPCore™ a ser comercializada. Esta placa inova também em ser a primeira a ter a solução gráfica ARM Mali™-T604. Em termos genéricos pode-se afirmar que é um GPU quad-core com uma performance bastante elevada e para um uso específico.

A Arndale tem ainda em especial a característica de ser construída aplicando um processo rigoroso e minucioso de 32nm High-K Metal Gate (HKMG). Mas todo este poder serve concretamente para quê e para quem? É uma placa para desenvolver sistemas “embedded” poderosos que precisam de ocupar pouco espaço e têm que ter uma boa capacidade de processamento e aceleração gráfica.

A Samsung criou a Arndale com o objectivo de cativar a comunidade open-source a desenvolver novas aplicações ou ajustar aplicações já existentes para tirar partido do poder desta solução (que certamente veremos muito brevemente nos seus smartphones). As áreas que a gigante sul-coreana prevê que esta placa seja útil abrangem jogos, segurança, multimédia e na componente de interface com o utilizador por intermédio de suporte para múltiplos sistemas operativos.

O potencial na parte aplicacional da Arndale é bastante vasto, vemos-la a ser usada por exemplo mum poderoso e pequeno media center caseiro, pode ser utilizada em paralelo e integrada num conjunto de clusters de alto desempenho para cálculos matemáticos mais rápidos e complexos na área da ciência. Uma área que pode ser mesmo uma mais valia devido à sua capacidade gráfica é a de processamento gráfico.

A board comunitária Arndale está disponível em pré-encomenda em todo o mundo a um preço de 193 euros (R$ 506) e pode encontrar mais informações nos seguintes sites:

Especificação e documentação: www.arndaleboard.org
Site de encomenda: www.howchip.com

Via: businesswire


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *