Mobile, Sistemas Operativos

Ubuntu chega ao Nexus 7 da Google


Não é novidade nenhuma que a Canonical, a empresa mãe da popular distribuição de Linux Ubuntu, desde algum tempo tem demonstrado interesse em migrar a sua plataforma para os dispositivos móveis. E se dúvidas existiam… agora ficam completamente dissipadas com uma nova aplicação que permite instalar o Ubuntu no Nexus 7 da Google.

De modo a agradar a todos os programadores e/ou entusiastas do Nexus 7 que ao mesmo tempo são utilizadores do Ubuntu, a Canonical lançou um novo projecto no launchpad que visa conseguir o “casamento” perfeito entre os dois conceitos. A ferramenta “Ubuntu Nexus 7 Installer”, permite instalar imagens de testes do Ubuntu no Nexus 7.

Esta ferramenta depois de devidamente instalada no Ubuntu em conjunção com a ligação do Nexust 7 à porta usb do seu PC, permite disponibilizar uma solução de instalação em apenas um clique.

Existem contudo alguns requisitos/limitações. Em primeiro lugar, o Bootloader do Nexus 7 precisa de estar desbloqueado. A desvantagem é que o processo não só não instala no Nexus 7 qualquer gestor de arranque que permita seleccionar o Android ou Ubuntu, como apaga todo o conteúdo da partição do Android. Isto significa que ao seguir este método de instalação no seu Nexus 7, irá apagar a imagem interna do Android e todos os seus dados, logo o processo é apenas aconselhado a utilizadores experientes.

Convém também antes de iniciar o processo ler com atenção todos os bugs conhecidos na execução do Ubuntu no Nexus 7 aqui. Depois de todos estes avisos (para os nossos leitores mais curiosos) estará pronto a iniciar a instalação. Poderá encontrar mais informação de modo a conseguir realizar o processo neste link bem como restaurar a imagem de fábrica do Android.

A Canonical consegue perceber e satisfazer um nicho de entusiastas que sempre quiseram ter um sistema operativo mais completo num Tablet e com a iniciativa alargar a base de programadores a contribuir para o desenvolvimento do Ubuntu. Via Ubuntu no Google+


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *