The-Proof-of-the-Honey,-Europa-editions Apple, Notícias

Apple censura um livro por achar a capa inconveniente


De acordo com uma notícia publicada no jornal Le Monde, a Apple retirou um livro da iTunes Store por achar que a capa era inconveniente. O obra em questão é o livro erótico The Proof of the Honey (A Prova do Mel), da autora síria  Salwa Al-Neimi.

A editora Europa Editions reagiu através da sua página do Facebook, onde afirma que a  a imagem em questão não é de todo ofensiva. Na sequência da decisão da Apple, a editora, decidiu disponibilizar o ebook, com desconto, através de outras plataformas digitas, para que os leitores pudessem julgar por si mesmos se o conteúdo e a capa são de facto inadequados. No entanto essa decisão não surtiu o efeito desejado, todas as lojas online consideram o conteúdo da obra “The Proof of the Honey” escandaloso e recusaram-se a promove-la através das suas plataformas.

The Proof of the Honey - Europa-editions

Capa do livro The Proof of the Honey – Europa-editions

Mas afinal o que apropriado ou inapropriado?

De acordo com o artigo publicado na sua página do Facebook a editora diz o seguinte: “Seria de supor, então, que eles (Apple) consideram os nus clássicos de Ingres, Renoir e Botticelli, para não falar da fotografia de Man Ray, inapropriados.  E sobre as edições de Dud Avocado, Tyran Banderas, da New York Book Review, ou o nosso  livro The Days of Abandonment? Nada: estão todos disponíveis da livraria do iTunes.”

The Proof of Honey, apesar de ter sido retirado da versão em inglesa do site da Apple, ainda se encontra à venda na versão francesa, indica o jornal Guardian. A obra está traduzida em 19 idiomas e encontra-se no top dos best-sellers desde a sua publicação em árabe, à cerca de ano e meio. Banido da maior parte dos países árabes, o romance de Al Neimi, conta as aventuras eróticas de uma estudante em Paris. A agência Reuters diz que a autora “anuncia o fim de um tabu no mundo árabe: o do sexo”.

Segundo o jornal Guardian, há uns meses atrás, o novo livro de Naomi Wolfe, teve o seu título – Vagina -censurado pela Apple. No entanto depois dos protestos dos leitores, o título está de novo visível com todo o seu esplendor ma Apple Store.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *