Futuro hoje, Notícias

BeBionic3 – O braço biónico mais evoluído do mundo


Por vezes a vida é cheia de obstáculos que limitam a autonomia das pessoas. Felizmente as novas tecnologias são um bem precioso para tornar a nossa vida mais fácil e superar alguns obstáculos que anteriormente pareciam impossíveis de ultrapassar. É neste cenário que a tecnologia empregue num novo braço biónico (biônico) promete dar uma nova vida e esperança às pessoas.

O BeBionic3 é um braço biónico da RSLSteeper uma empresa sediada no reino unido. A RSLSteeper refere que este é o braço mais avançado do mundo com 14 diferentes movimentos nos dedos e um punho completamente rotacional. Além dos movimentos pré-definidos o BeBionic permite a configuração de movimentos específicos por parte do utilizador.

As evoluções ao longo dos tempos nos materiais de construção permitem que a construção deste braço seja à base de fibra de carbono (o punho utiliza uma liga de alumínio), o que torna esta prótese extremamente resistente, leve (pesa cerca de 500g) e com uma durabilidade bastante grande. O braço utiliza ainda sensores para detectar impulsos eléctricos gerados pelo contacto com os músculos no braço e traduzir esses impulsos em acções concretas.

Devido ao braço ser sensível a detectar pequenas variações dos músculos, a velocidade e a força que o punho possui podem ser articuladas e controladas de forma absolutamente minuciosa. E quando referimos minuciosa, referimos-nos a uma tecnologia precisa ao ponto de permitir segurar um ovo sem o partir.

Nigel Ackland um britânico de 53 anos que perdeu o braço quando trabalhava numa fábrica de manuseamento de metais, foi uma das pessoas que se candidatou a testar este protótipo e graças a ele o britânico pode retomar uma vida perfeitamente normal. No vídeo de seguida pode ver Ackland a utilizar o BeBionec3 a segurar e rachar ovos com uma precisão impressionante ou mesmo segurar com precisão uma garrafa de uma cerveja.

O grande problema desta prótese (braço) biónica, como qualquer outro equipamento com tecnologia de vanguarda, é o facto de custar £25.000 (31331 euros ou 81447 reais). É um preço bastante proibitivo para a maioria das pessoas. Mas, os primeiros passos estão a ser dados. Será uma questão de esperarmos que esta tecnologia se vulgarize.

Site Oficial: http://bebionic.com/the_hand

Distribuidor no Brasil: http://www.orthogen.com.br/categoria/mao-bionica–steeper

Via The Register.


10 comentários em BeBionic3 – O braço biónico mais evoluído do mundo

  1. Crislane Pereira Rubio

    Preciso de informação para adquirir a mão biônica bebionic3 juntamente com a adaptação de antebraço direito masculino. Sou do Brasil e preciso de informações concretas a respeito da aquisição e ficaria muito grata com tal atendimento e informação.

  2. Glaucia

    Bom dia, gostaria de ter informações de custo , e como seria o procedimento. Minha mamãe é caminhoneira e sofreu um acidente com a carreta no qual ela dirigia , capotou e teve a perda do braço esquerdo dela , gostaria de ajudar ela a continuar o sonho dela no qual é dirigir , ou mesmo , não se torna dependente de ninguém .

  3. Deuzenir Araújo

    Impressionante como nos dias atuais a tecnologia vem se modernizando e conquistando espaço… Gostaria de saber se vcs podem me informar em média quanto custa um dedo indicador de maior tecnologia e onde posso encontrá-lo, e em que idade pode ser feito, e parabéns pelo sit…é excelente!!!

  4. Joana Magalhães

    Cheguei ao techenet através de uma pesquisa no google, ainda não conhecia o site. Fiquei surpresa com a qualidade da informação. Já está nos meus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *