Sistemas Operativos

Cliente Steam da Valve chega ao Linux.


… em versão beta. Quatro meses depois de confirmar planos de construir uma versão de sua plataforma de jogos Steam para Linux, a Valve anunciou hoje o lançamento da plataforma de jogos com acesso limitado para utilizadores beta. Este anúncio representa um avanço histórico a nível de jogos para o Linux

O novo cliente de Steam para Linux suporta grandes jogos apreciados pela comunidade, como o free-to-play Team Fortress 2, Left 4 Dead 2 e Serious Sam 3:BFE entre outros 21 títulos disponíveis a partir de hoje segundo a Valve. Além disso, a versão beta para Linux do Steam inclui o modo big picture sobre o qual já escrevemos anteriormente, projectado para uso com uma televisão e um controlador externo.

“Este é um grande marco no desenvolvimento de jogos para PC,” refere Gabe Newell o presidente da Valve em um comunicado. “Usuários do Steam têm-nos pedido para suportar jogos para Linux. Estamos felizes em trazer novos conteúdos ricos de entretenimento e a nossa comunidade de usuários para esta plataforma aberta (Linux) e amigável para o cliente.”

Na primeira semana de anunciar planos para o programa, a Valve recebeu mais de 60.000 pedidos de participação, referiu a Valve em um comunicado à imprensa. Como resultado, a primeira ronda de testes beta foram seleccionados a partir desse grupo.

O Steam para Linux Beta está para já disponível para instalação no Ubuntu 12,04, contudo deverá suportar no futuro outras distribuições de Linux

“A esmagadora maioria dos candidatos beta referiram que estão a executar nos seus pcs a distribuição de Linux Ubuntu,” referiu Frank Crockett, um membro da equipa responsável pelo Steam para Linux. “Temos a intenção de adicionar suporte para outras distribuições de Linux no futuro. Nós vamos priorizar o desenvolvimento para estas distribuições com base no feedback do usuário.”

A gama de usuários do Steam para Linux também irá alargar à medida que o programa da beta for progredindo, garantiu Valve. Os participantes subsequentes na versão beta do steam serão escolhidos com base de um preenchimento de um inquérito. Assim que o cliente de steam para Linux for estável, ele será aberto a todos os usuários do Steam.

Salientamos que em Julho, Newell referiu que escolheu trabalhar com o Ubuntu porque “trabalhar com uma única distribuição é fundamental quando se está a aprender e a experimentar com um software.” Uma semana depois, o fundador da Valve referiu que a empresa está a tentar se afastar do Windows 8, devido a este sistema operativo ser “uma catástrofe para todos no campo dos PC.”

Esta notícia é uma grande vitória para todos os utilizadores de Linux que sempre quiserem jogar grandes clássicos como o Counter Strike, Team Fortress e ficavam limitados nas suas escolhas. O dia de hoje marca uma nova etapa do Linux afirmando-o como uma plataforma viável de entretenimento no patamar dos computadores pessoais.

Caso tenha sido escolhido para o programa Beta do Cliente Steam para Linux poderá descarregar o Cliente no Link abaixo.

Como instalar o Steam no Ubuntu Linux se não estiver a participar no programa beta?

Caso não tenha sido elegido para o programa beta existem algumas alternativas que pode tentar. Depois de instalar o ficheiro .deb, executar o Steam, e se autenticar com a sua conta irá ser avisado que o steam apenas está em beta fechada e apenas se pode autenticar com uma conta autorizada. Se isso lhe acontecer não clique no botão OK, e tente jogar um jogo como o Team fortress 2. Este método foi reportado por muitos utilizadores como funcional, e funcionou connosco. Pode clicar na imagem abaixo para ter uma ideia do processo.


Terá que ignorar esta mensagem e não clicar em OK caso não tenha sido escolhido para testar a beta (clique para ver uma imagem maior)

Caso a primeira opção não funcione existe uma segunda opção. Poderá executar o Steam sem o aviso da beta, escrevendo apenas um dos seguintes comandos no terminal (consola) do Ubuntu:

steam steam://store
steam steam://open/friends
steam steam://open/games

Actualização:

A fase beta para utilizadores do Steam para Linux está agora aberta ao público. Por essa razão não precisa de nenhum dos anteriores métodos para executar o Steam.

Site Oficial: Valve Steam
Licença: Freeware
Download: Cliente Steam para Ubuntu Linux


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *