Apple, Notícias, Sistemas Operativos

Fonte na Apple refere que o novo Mac OS X 10.9 irá chamar-se LYNX


A Apple está seguir um modelo de desenvolvimento rápido para o iOS e o Mac OS X. Isto significa que actualizações importantes dos seus sistemas operacionais são desenvolvidas num espaço de aproximadamente um ano. Por essa razão é normal que o OSX comece a mostrar a sua idade e a Apple comece a preparar o seu sucessor. E quanto ao novo Mac OS X sabe-se ainda que irá incluir o Siri e os Mapas do iOS.

O próximo grande lançamento do OS X já tem uma designação de acordo com uma informação que foi alvo de bastante discussão na blogosfera tecnológica nestes últimos dias. A informação é proveniente de uma pessoa com conhecimento do novo sistema operacional/operativo que o blog AppleScoop conseguiu conversar.

Este blog afirma ter tido conhecimento em exclusivo que “a próxima geração do sistema operacional Mac OS X 10.9 da Apple, será designado como LYNX (Lince)”.

A divulgação supostamente deriva de “uma fonte confiável que afirma ter conversado com alguém que trabalha na Apple”. Esta fonte justifica esta informação referindo que “viu alguns documentos internos que confirmam que esta será a designação final do novo sistema operacional”.

Apesar desta informação importante, a mesma fonte não conseguiu precisar quando a Apple planeia divulgar mais detalhes acerca do OS X 10.9 ao público, mas a altura mais provável será durante a conferência anual WWDC 2013.

Não é a primeira vez que existem indícios de uma versão OS X 10.9. No início deste mês, foram encpntrados acessos invulgares num log de um servidor web, com o User-Agent “OS X 10.9”. Uma análise mais detalhada a esses logs, revelou que essas visitas tinham como origem computadores provenientes da sede da Apple em Cupertino levando a algumas especulações. Uma delas é que o novo sistema operacional já está numa fase de testes.

Nesse mesmo período começou a especulação sobre o potencial nome do OS X 10.9. A designação de LYNX tem sido uma das propostas e que mais tem agradado a fãs da Apple em todo o mundo.

Embora não possamos atestar a veracidade desta designação, estes novos indícios fazem toda a lógica devido à Apple seguir neste momento um modelo de desenvolvimento de software para o OS X baseado num ciclo de actualização rápida com planos de lançar uma nova versão a cada ano. Isto significa que o lançamento de uma nova versão do OS X na WWDC não é apenas credível, mas como bastante provável.

Nos últimos dois anos, a gigante de Cupertino tem trazido mais recursos do iOS para os seus computadores Mac, unificando progressivamente os seus ecossistemas móveis e desktop nas versões 10.7 Lion e 10.8 Mountain Lion do OS X. Alguns desses recursos trazidos para os Mac incluem mensagens, Centro de Notificação, notas, lembretes, iCloud, Game Center, e muitos outros.

Mas a estratégia de integração das duas plataformas não irá ficar por aqui. Surgiram rumores recentes que dão conta de que a Apple irá integrar o Siri (o assistente controlado por comandos de voz) e os Mapas do iOS na versão 10.9 do Mac OS X.

A título de curiosidade, já não é a primeira vez que a designação LYNX é utilizada num sistema operacional. A versão 10.04 do Ubuntu, a mais popular distribuição de Linux, teve a designação de Lucid Lynx.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *