Internet, Notícias

Google adiciona ao Gmail integração com o serviço cloud Drive


Se já usou o Gmail para enviar anexos de um tamanho considerável, é bastante provável que tenha atingido o limite de 25MB imposto pela Google, uma ou duas vezes. A partir de agora, este poderá ser um problema que pertence ao passado. O Google lançou uma nova funcionalidade que integra o Drive com o Gmail, permitindo que anexe arquivos que já tem na nuvem nos seus emails, aumentando o limite máximo dos anexos em 400 vezes fixando-o em 10 GB.

O novo recurso não está disponível para todos os utilizadores ainda, mas se você se encontra a utilizar a nova versão do novo compositor de mensagens e conseguir visualizar o logotipo do Google Drive na barra de ferramentas inferior, então já pode tirar partido desta útil novidade. Basta clicar no ícone e escolher o seu arquivo.

Se o destinatário não tiver acesso ao ficheiro do Google Drive que lhe envia você será solicitado a modificar as definições de partilha do seu ficheiro sem sair do próprio email. A Google refere que o mecanismo de verificação da ausência de permissão de acesso a um determinado ficheiro, funciona com base no mesmo principio do seu sistema de verificação da ausência de um anexo quando é detectada uma menção ao mesmo no texto. .

Como o arquivo já está armazenado na nuvem não está na prática a enviar o ficheiro incluído no seu email mas sim uma ligação para o mesmo. Por essa razão, se pretender efectuar alterações ao ficheiro após a mensagem ter sido enviada essas alterações serão visíveis para o seu destinatário. Esta funcionalidade é bastante útil em casos em que por exemplo tenha enviado um relatório e que posteriormente você detectou um erro ortográfico ou uma frase que ficaria bem adicionar para tornar uma parte do texto enviado mais clara.

Embora seja uma pequena novidade no Gmail, trata-se de um novo recurso que será bastante apreciado por negócios que precisem de trocar ficheiros com um tamanho maior que o normal, ou mesmo será útil para profissionais da imagem enviarem documentos com trabalhos gráficos de alta resolução. As possibilidades são imensas e este novo recurso torna o Gmail um serviço de email mais colaborativo e ainda mais atraente. Via Gmail Blog


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *