Mobile

Microsoft Lança GroupMe 4.0 com suporte para Windows Phone 8


Nos últimos anos as aplicações para envio de mensagens para um grupo de pessoas têm florescido nas várias “app stores”. Este conceito de aplicação foi praticamente inventado pela Blackberry quando lançou o seu BBM (Blackberry Messenger). Agora a Microsoft pretende tornar o GroupMe o cliente para mensagens em grupo standard para smartphones Windows Phone 8 e com isso contribuir para melhorar a adopção da plataforma.

A Microsoft lançou hoje a versão 4.0 da sua aplicação de mensagens para grupo GroupMe. O aplicativo que já suportava Windows Phone 7 adiciona agora suporte para novos dispositivos com o Windows Phone 8. Apesar do GroupMe ter sido adquirida pela Skype que entretanto por sua vez foi comprada pela Microsoft, os autores da aplicação asseguram suporte para outras plataformas móveis, como o iOS, Android e Blackberry.

As novidades da aplicação são logo evidentes quando se abre a aplicação já que introduz um novo ecrã inicial com a inclusão de tiles animadas. A versão 4.0 inclui ainda uma interface de chat redesenhada e melhorias evidentes na velocidade da aplicação conferindo uma experiência mais fluida.

Se é novo na utilização do GroupMe, o conceito é tão simples como a maioria das ferramentas do género. A aplicação permite que você inicie conversas em grupo e envie imagens para as pessoas em seus contactos telefónicos. O aplicativo usa a conexão de dados do seu smartphone por padrão, no entanto, se você tiver uma conexão baixa (ou não tiver qualquer conexão), você tem a opção de receber mensagens via SMS. Os usuários também podem aceder à sua rede de GroupMe no site oficial da aplicação quando não se encontram no seu smartphone.

A ferramenta permite ainda algumas funcionalidades sociais entre as quais, gostar de mensagens, partilhar localização onde se encontra actualmente, ou claro em vez de enviar mensagens para um grupo de amigos enviar mensagens directas e totalmente privadas. O GroupMe pode muito bem ser a melhor ponte entre os seus amigos que decidiram ao contrário de si optar por um samrtphone com o Windows Phone.

Talvez a única funcionalidade que poderia fazer jeito era funções de chamadas por voz ou vídeo como já existe no Viber. Contudo nesse campo o foco de desenvolvimento da Microsoft é claramente o Skype. Isto significa que o GroupMe será mais vocacionada para um mercado de utilizadores que valorizam mais a escrita de mensagens.

Ao que o Tech&Net conseguiu apurar o GroupMe ainda não está disponível à data de lançamento deste artigo na loja de aplicações e jogos do Windows Phone do Brasil, encontrando-se contudo disponível para utilizadores brasileiros das outras plataformas como o Android e o iOS ou através do site oficial numa versão Web.

Site Oficial: GroupMe
Download: GroupMe 4.0 (Windows Phone 7/8)
Download: GroupMe 4.0 (Android)
Download: GroupMe 4.0 (iOS) pt-PT
Download: GroupMe 4.0 (iOS) pt-BR


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *