Monocasco Futuro hoje, Tecnologia

Monocasco concept bike: uma moto com estilo dos anos 60 e tecnologia do século 21


A Monocasco é uma moto elétrica conceitual, desenvolvida pelo estúdio de design ART-TIC.


O design da Monocasco é inspirado na célebre moto de corrida Ossa (de 250 cc), que Santiago Herrero conduziu para a vitória em quatro corridas do “Grand Prix” (Grande Prémio de motociclimo), antes do seu acidente fatal em 1970.

Monocasco concept bike

Ao contrário da maioria das motas de então, a Ossa foi projetada com um conceito de monobloco em vez do tradicional esqueleto interno coberto por um chassis, tornando-a mais leve e menos potente, mas ao mesmo tempo mais rápida do que as motocicletas da concorrência.

Ossa-motorcycle

Como homenagem ao piloto espanhol Santiago Herrero, os designers da ART-TIC redesenharam a célebre motocicleta, conferindo-lhe um ar retrô e elegante, sem se esqueceram de a dotarem de tecnologia do século 21.

De acordo com a visão do estúdio de design, a Monocasco utilizará um motor elétrico, o que significa que poderemos circular em qualquer lugar, sem termos preocupações com a eficiência de combustível ou com a poluição do ambiente. Por aquilo que vemos nas imagens carregar a bateria faz-se de forma extremamente simples. Certamente não será tão rápida ou excitante como a Ossa original, mas será (caso venha a ser produzida) uma solução interessante e eficiente em termos energéticos.

Monocasco concept bike

As linhas elegantes e fluídas conferem a esta moto conceitual  um visual bonito e equilibrado. O farol frontal, a carenagem em forma de paralelograma, o assento e a graciosa cauda “orgânica” integram-se na perfeição. O equilíbrio é completado com as sumptuosas rodas da frente e traseira.

Monocasco concept bike

O estúdio de design ART-TIC, com sede em Barcelona (Espanha), não se limitou a criar um único modelo na sua reinterpretação da clássica motocicleta Ossa. A  Monocasco concept bike é apresentada em várias versões, uma com um ar mais desportivo e outras com um ar mais clássico. No entanto todas as versões tem uma coisa em comum: um design que é ao mesmo tempo futurista e “retrô”.

Monocasco concept bike

Vale lembrar que é somente um conceito, mas se um dia entrar em produção, arriscamo-nos a dizer que a Monocasco poderá arrancar muitos suspiros de desejo.

Monocasco concept bike

 

Fontes do artigo: Estúdio de design ART-TIC, YANKO DESIGN e a enciclipédia livre virtual Wikipedia


1 comentário em Monocasco concept bike: uma moto com estilo dos anos 60 e tecnologia do século 21

  1. Paulo Andrade

    Um conceito muito interessante, mas não me parece ser muito confortável. Eu sou um apaixonado por motos e gostaria de experimentar ;).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *