Mobile, Notícias, Redes sociais

Rumor: Smartphone do Facebook irá mesmo chegar e utilizará Android.


Quase tão persistente como os rumores de que a Microsoft está construindo o seu smartphone “surface” são os indícios que apontam para que o Facebook esteja a desenvolver o seu smartphone social. A empresa já emitiu comunicados no passado a negar o interesse em entrar no mercado dos smartphones. Mas novos indícios parecem apontar que afinal um smartphone do Facebook irá mesmo ser lançado.

O boato de que o Facebook está interessado em construir o seu próprio smartphone já persiste desde há algum tempo e tem sido constantemente negado por responsáveis da empresa. O próprio CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, afirmou ainda há pouco mais de três meses atrás que “não faria muito sentido” para o Facebook construir seu próprio dispositivo, já que as redes sociais beneficiam muito a partir de sua ubiquidade em múltiplas plataformas.

Mas o boato ressurgiu mais uma vez, desta vez através de Pocket-lint, que afirma que teve acesso a uma “fonte muito confiável”, que confirma que o dispositivo frequentemente debatido é muito mais do que apenas um rumor. A fonte vai mais longe em afirmar que esse dispositivo do Facebook é bem real e que está actualmente em processo de desenvolvimento, indicando que já existem protótipos.

Na verdade, a fonte diz que o aparelho está sendo construído pela HTC e é actualmente conhecido como nome de código “Opera UL” e acrescenta de forma inequívoca que “é um telefone Facebook, concebido pelo Facebook“.

Este nova fonte parece apenas confirmar o facto de um dispositivo com a designação de “Opera HTC UL” ter aparecido no teste de benchmark NenaMark2, onde se ficou a saber algumas especificações interessantes. Essas especificações incluem um processador de 1.4GHz da Qualcomm com Adreno 305 GPU e ecrã HD (1280x720px), juntamente com o Android 4.1.1 Jelly Bean. Resta apenas saber para quando o smartphone “misterioso” será revelado já que fonte disse que o dispositivo foi “aparentemente atrasado”.

Já não é a primeira vez que a HTC mostra interesse em lançar um smartphone com uma maior integração com o Facebook. Em Fevereiro de 2011 a HTC lançou o Salsa e ChaCha no Mobile World Congress que possuiam uma tecla dedicada a disponibilizar uma maior integração com o Facebook.

Teremos que esperar para ver se este smartphone misterioso será apenas mais um dispositivo da HTC ou de facto um smartphone com a marca Facebook construído pela HTC, há semelhança da linha Nexus em que a experiência é ditada pela Google mas a construção é deixada a um dos seus parceiros. Qualquer um dos cenários fará a diferença no que se refere à experiência final.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *