Apple, Mobile, Notícias

Samsung obriga a Apple a pagar mais 20% pelos processadores do iPhone e iPad


A luta cerrada entre os dois maiores titans da indústria móvel é uma dos principais temas da actualidade. Se por um lado a Apple teve uma vitória importante em provar num tribunal dos estados unidos que a Samsung violou as suas patentes em alguns dos seus smartphones, a Samsung teve outra vitória importante no reino unido, obrigando a Apple a publicar no seu site oficial que o Galaxy Tab 10.1 não copia o iPad. Numa disputa que parece longe de terminar a Samsung agora retalia a outro nível.

Segundo uma fonte do jornal sul coreano “Chosun Ilbo”, a Samsung determinou uma subida do preço dos chipsets que fabrica para o iPhone e o iPad (SoC A6) em 20% e a Apple não teve outra alternativa senão aceitar essa subida. Ao que parece no início das negociações a Apple recusou esse aumento do preço. Contudo depois de avaliar as alternativas, concluiu que para já nenhuma empresa tem uma capacidade de fabrico e um know-how técnico idêntico à Samsung.

Foi este cenário que terá obrigado a Apple a aceitar o aumento do preço e é o cenário precisamente que a Apple tem tentado evitar. Lembramos que a memória RAM e o armazenamento flash do iPhone e do iPad já foram fabricados pela Samsung, contudo a Apple escolheu recentemente outros fornecedores como a Toshiba, Elpida Memory e SK Hynix para os seus “iDevices”.

Ao que parece a TSMC ainda não é capaz de igualar a performance e ao mesmo tempo a capacidade de fabrico da Samsung. Por outro lado a Apple está “amarrada” ao contrato de fornecimento de chipsets com a Samsung, que irá terminar apenas em 2014.

A Samsung sabe precisamente isso e já percebeu que mais cedo ou mais tarde irá perder este último vínculo que tem com a Apple. Isto deve-se ao facto da TSMC estar a trabalhar com a Apple para a médio ou longo prazo poder vir a substituir a empresa sul-coreana.

Estes novos dados parecem confirmar que ao contrário da HTC, a Samsung não pretende chegar a um acordo com a Apple tratando-a como o seu maior rival. A retaliação chega agora a um ponto mais “azedo” e é um claro aproveitamento da Samsung de espremer mais um milhões de dólares num contrato que já por si só lhe tem sido altamente lucrativo. Se é uma estratégia que trará benefícios à Samsung apenas saberemos num dos capítulos dos próximos episódios desta novela que não parece ter fim à vista.


3 comentários em Samsung obriga a Apple a pagar mais 20% pelos processadores do iPhone e iPad

  1. jg

    Se o Rui é formado em engenharia deveria ter aprendido que contrato não se escreve, nem nunca escreveu CONTRACTO! ISSO É ANALFABETISMO, IMPERDOÁVEL NUM LICENCIADO. NEM COM OS DICIONÁRIOS ONLINE CONSEGUE APRENDER.

    • Rui Oliveira

      jg.

      Primeiro de tudo deveria moderar a sua linguagem e a forma como se dirige aos colaboradores deste blog. O nosso jornalismo não é profissional já que não nos lembramos de lhe cobrar nada para se vir dirigir nestes termos. Se não está satisfeito com a nossa escrita, poderá e terá todo o direito em consultar outras fontes de informação.

      Deveria ler com mais atenção os nossos termos e condições:
      http://www.techenet.com/termos-e-condicoes/

      Obviamente foi um lapso na escrita. E como é normal, agradecemos que nos corrijam em qualquer situação mas mais uma vez, uma coisa é corrigir outra é insultar.,.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *