Imagem & som, Notícias

Samsung reforça posição enquanto Sony e Panasonic estão em apuros


O gigante sul-coreano Samsung Electronics continua a crescer, registando um salto significativo no valor de mercado ao longo dos últimos dias na sequência das más notícias para a Sony e Panasonic. Essas duas empresas viram suas classificações de crédito (rating) baixadas ao status de lixo devido à classificação da agência Fitch.

A agência de classificação Fitch expressou fortes dúvidas na capacidade da Sony e Panasonic gerarem lucros face à crescente concorrência dos mercados onde competem. Entretanto, os lucros contínuos registados pela Samsung empurraram as acções da empresa numa valorização de 36 por cento este ano, dando-lhe um valor de mercado total de cerca de 195 biliões de dólares.

A Reuters informou ontem que a Fitch tinha descido a classificação da Panasonic e da Sony, empurrando a sua credibilidade para estatuto de “junk” (lixo). As outras duas grandes agências de rating, Moody e Standards & Poors, classificaram as duas empresas japonesas no nível acima do status de lixo.

A Panasonic, segundo a Fitch, conseguiu resultados um pouco melhor do que a Sony, devido a ainda “ter a vantagem de gerir um negócio relativamente estável do ponto de vista da relação com o consumidor e que está a gerar apesar de tudo margens positivas.” Sony, entretanto, tem a maioria de seus negócios eletrónicos numa situação preocupante.

Apesar de existir maior optimismo por parte da Panasonic a empresa espera perder 10 bilhões de dólares até 31 de Março de 2013. A Sony prevê um lucro anual de 1,63 bilhões dólares, embora esse número esteja inflacionado de forma artificial devido à venda de um negócio relacionado com química industrial da propriedade da Sony.

Analistas vêem o declínio das duas gigantes japonesas de electrónica como um benefício para a Samsung, que tem crescido a consolidado uma posição muito forte neste sector. Aliás a Samsung ainda mantém a sua classificação de A+ concedida anteriormente, e a Finch prevê mesmo uma perspectiva estável e favorável para o seu negócio.

A ascensão da empresa sul-coreana deve-se em grande parte ao sucesso de sua linha de smartphones com Android. Uma análise de mercado recente da Asymco constatou que só a divisão móvel da Samsung é mais rentável, do que toda a Google, que ironicamente desenvolve o sistema operacional Android que é incluído nos dispositivos da Samsung.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *