facebook messenger Notícias, Redes sociais

Facebook Messenger chega ao Firefox


Não é só a internet que está a evoluir para um paradigma social. Várias aplicações disponíveis para computadores pessoais, smartphones ou tablets estão a integrar suporte para as principais redes sociais. Essa integração começa a chegar aos principais browsers. E neste campo o Firefox é o primeiro browser dos três grandes a incluir uma funcionalidade social.

A Mozilla no seu blog oficial anunciou que a partir de agora o Firefox irá suportar integração com o Facebook Messenger. Esta integração resulta do trabalho realizado pela fundação não governamental e o Facebook de modo a tirar partido da nova Social API introduzida na versão 17 do Firefox.

Com esta nova funcionalidade, o utilizador poderá navegar em qualquer site que deseja e ter sempre disponível a lista dos seus amigos da maior rede social do mundo, estando a poucos cliques de entrar em conversações.

Além da funcionalidade de chat, poderá ver as notificações de novas mensagens, actualizações ou tags de fotos por parte dos seus amigos, numa barra do Facebook adicionada ao Firefox. Todo o processo é bastante integrado e dá a sensação que é uma funcionalidade nativa oferecida pelo Firefox.

Mas na prática tudo o que vê é fruto da API javascript fornecidas pela Social API do Firefox, que não faz mais do que abrir uma espécie de janela para estas funções que são carregadas do lado do Facebook.

A Lista de amigos é disponibilizada numa barra lateral, partilhada com qualquer separador o que é uma opção sensata da Mozilla, não exigindo que o utilizador abra uma nova aba/separador só para aceder aos seus contactos (derrotando na nossa opinião a pertinência desta nova função).

Além da barra lateral estar muito bem localizada pode ser escondida a qualquer tempo para dar mais espaço de navegação ao utilizador. A funcionalidade é também facilmente removível quando se cansar e instalável da mesma forma.

E por falar na instalação, é bastante simples e requer apenas um passo. Dirija-se ao site do facebook e clique na opção Activar. O Firefox irá avisá-lo que activou esta funcionalidade e disponibilizar-se para continuar (OK) ou anular. Clique em OK, e na barra lateral que será aberta do lado direito inicie a autenticação com as suas credenciais do facebook.

É simples, e será certamente mais um atractivo para escolher o Firefox. Via Mozilla Blog


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *