Notícias, Redes sociais

Facebook lança Graph Search, um motor de pesquisa social


O Facebook apresentou o “Graph search”, uma forma de pesquisar toda a informação do Facebook acessível ao seu perfil. CEO Mark Zuckerberg explicou que esta nova forma de pesquisar se destina a responder perguntas muito específicas como “Quem são os meus amigos em São Francisco?” Interessado em mais detalhes? Então saiba mais no nosso artigo completo.

O Facebook anunciou um novo recurso de pesquisa denominado Graph Search, um serviço que é construído por cima da infraestrutura Social Graph que é o principal motor da rede social.O CEO Mark Zuckerberg referiu que a empresa tem vindo a trabalhar no Graph Search há anos, e afirma que oferece algo que nenhum outro serviço conseguiu até hoje.

Zuckerberg avançou em primeiro lugar alguns números. Neste momento, existem mais de 1 bilhão de pessoas na rede social, com 240 bilhões de fotos e 1 trilião de ligações ao Social Graph – e a informação segundo o CEO do Facebook está em mudança constante.

Zuckerburg quando se referindo ao Graph Search deixou claro que este não é um serviço de pesquisa na Web, e que a privacidade do usuário foi tomada em consideração. O Graph Search é projectado para ter uma consulta precisa e oferecer uma resposta de acordo com o detalhe especificado.

O CEO do Facebook diz que cada parte do conteúdo no Facebook tem seu próprio público, e a grande maioria desse conteúdo não está disponível para o público. Por essa razão, actualmente apenas poderá procurar o conteúdo que foi compartilhado com você, mas espera-se que a informação acessível a cada utilizador irá mudar à medida que o serviço for ganhando maturidade.

Facebook detalhou como o novo serviço vai funcionar para os usuários: O Graph Search aparecerá como uma barra de pesquisa no topo de cada página. Assim que começar a digitar para procurar alguma informação, ele vai fazer sugestões de buscas que você está procurando para executar. Uma vez que você selecione a pesquisa que irá retornar resultados poderá personalizar e filtrar os resultados

img_facebook_graph_search_02

Mas, o que você pode fazer com o Graph Search?

Zuckerberg deu alguns exemplos. Procurou pelos amigos que estariam interessado em assistir à popular série “Game of Thrones” com ele. Ele fez uma pesquisa de amigos que viviam em Palo Alto e viam a série. O resultado da sua pesquisa indicaram que 17 de seus amigos de facto se enquadravam nessa pesquisa, incluindo sua irmã Donna Zuckeberg.

Em termos de locais, Zuckerberg consultou o Graph Search em relação a todos os restaurantes mexicanos em Palo Alto, Califórnia, cruzando esses dados com onde os amigos foram. Facebook exibe neste caso os lugares próximos de Zuckerberg e as recomendações dos amigos.

De forma resumida, até agora você poderia saber o que está acontecendo ao seu redor (feed de notícias) e o que está acontecendo na sua vida (“timeline”). Agora vai ter uma terceira opção no ecossistema do Facebook que lhe irá permitir saber o que os amigos gostam, fotografias dos amigos e dar às pessoas o poder e as ferramentas para fazer qualquer consulta que eles queiram (Graph Search).

img_facebook_graph_search_04

O Google mantém a liderança na participação de mercado dominante sobre seu concorrente mais próximo, a Microsoft. Mas será que esta nova entrada no mercado de pesquisa poderá mudar a forma como pesquisamos na internet? Afinal, a Google não tem acesso à informação massiva de dados sociais gerados pelo Facebook.

E ao contrário do que Zuckerberg refere o Facebook tem aspirações a competir com o motor de busca da google. Caso não fosse o Graph Search não mostraria resultados de pesquisa do Bing, como vai fazer graças à sua parceria com a Microsoft. A realidade é que o Graph Search traz uma pesquisa contextual para um nível totalmente novo e poderá tornar o Facebook a maior ameaça ao serviço da Google que mais receitas lhe dá.

Quer saber os restaurantes Japoneses que os seus amigas têm ido a Londres nos últimos seis meses e gostaram? Pretende saber se alguns dos seus amigos tem à venda uma gadget à venda e em especial se a venda do smartphone em S.Paulo se concretizou? Ou mesmo pretende saber qual dos seus amigos ou amigos de amigos, trabalham em uma empresa que está interessado em se candidatar? São estas algumas das perguntas que você poderá ver respondidas no Facebook.

img_facebook_graph_search_03

E quando poderá ter acesso a este magnífico sistema de informação? Para já o Facebook não anunciou, apenas se sabe que o serviço já está em Beta e arranca hoje para todos os cidadãos dos estados unidos. Teremos que esperar nos próximos meses para que chegue a países de língua portuguesa.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *