Internet, Notícias, Redes sociais

Google+ torna-se na segunda rede social mais utilizada do mundo…


…ultrapassando o Twitter. Desde que Larry Page assumiu o comando da Google o objectivo da empresa passou a ser tornar os seus serviços mais sociais. Para a estratégia ser bem sucedida o Google+ nasceu, iterando sobre o que a empresa tinha aprendido com as suas anteriores tentativas como o Buzz e o Orkut. E depois de o Google+ nos presentear com algumas funcionalidades inovadoras como os círculos e os “hangouts”, a Google começa a ver o seu investimento recompensado.

De acordo com o ranking disponibilizado pela GlobalWebIndex para o quarto trimestres de 2012, o Google+ conseguiu passar para o segundo lugar das redes sociais mais utilizadas. Isto coloca-o atrás do Facebook (embora separados por uma quantidade significativa de usuários).

Se considerarmos o YouTube uma rede social à base de partilha de vídeos, então neste serviço da Google as notícias também são boas já que conseguiu também ultrapassar o Twitter. Agora a rede social de micro-blogging está em quarto lugar em termos do total de usuários activos, pelo menos, de acordo com dados recolhidos para elaborar o estudo.

Os autores do estudo estimam que a contagem de usuários activos do Facebook se situou em 693 milhões no final de 2012. Se compararmos este valor com os cerca de 343 milhões de usuários do Google+ no final do ano, é evidente que o Google+ tem bastante para recuperar para poder preocupar Mark Zuckenberg. Ainda assim, com a subida do Google+ e YouTube para segundo e terceiro lugar respectivamente, a empresa de Mountain View apenas tem razões para celebrar.

img_gplus_facebook_02

É importante lembrar que estes valores dizem respeito a contagem de usuários ativos, ou seja, os valores referidos não representam o total de usuários. Por outro lado, não é preciso ter muita actividade no perfil de um usuário de modo a o tornar ativo. A razão deve-se em especial com o número de serviços e outros sites ligados a essas redes sociais que de uma forma ou de outra as tornam activas mesmo que o utilizador não passe lá muito tempo.

Em qualquer caso, as conclsões deste estudo referem que não deve esperar que os números de utilização das redes sociais comecem a cair em breve. Pelo contrário os valores registados pela Google, Facebook, Twitter terão tendência a crescer cada vez mais já que os 3 gigantes dedicam-se de forma permanente a integrar suas plataformas sociais com as nossas vidas a cada dia, criando novos serviços para fidelizar os usuários.

É evidente que Google+ tem um longo caminho a percorrer para fazer-se na sua encruzilhada contra Facebook. Como estes valores vêm mostrar a jovem rede social está longe de estar abandonada como algumas opiniões que têm existido na internet. Fique atento, porque são novos indícios que sugerem que a batalha das redes sociais está apenas a começar.


3 comentários em Google+ torna-se na segunda rede social mais utilizada do mundo…

  1. Dora

    E as comunidades? Porque copiaram o modelito do Facebook?? Porque não adotaram o modelo de comunidades do Orkut, que é infinitamente superior??

    As comunidades são o que mantém o Orkut até hoje, a Google devia levar isso em consideração!. Está esperando o quê? Está esperando o Mark Zuckerberg se apoderar dessa boa ideia para perceber a bobagem que está fazendo?? Acorda Google!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *