HTML5 e CSS3 Frameworks Análise, Internet

HTML5 + CSS3 Frameworks


Recentemente surgiu-me a oportunidade de actualizar o meu projecto base de desenvolvimento, mas como o modelo actual recorre a versões antigas do HTML (4.1) e CSS (2.0), decidi desenvolver um modelo base de raiz mais actualizado e melhorado para futuros projectos meus. Deste modo optei por pesquisar e analisar algumas frameworks HTML5 e CSS3 para servir de base para o meu novo modelo de desenvolvimento.

A minha escolha por usar uma framework HTML5 e CSS3 para os meus projectos foi óbvia, hoje em dia é importante para qualquer Web Designer ou Web Developer recorrer aos mais recentes standards num projecto web. Recorrer às mais recentes normas e padrões no desenvolvimento de aplicações e páginas web não é obrigatório mas torna-se fundamental por diversas razões, tais como maior compatibilidade entre browsers e dispositivos, melhoramento da usabilidade, facilidade de manutenção e extensibilidade das aplicações são alguns exemplos. O uso de uma framework para este efeito oferece muitos recursos que permite facilitar e acelerar o desenvolvimento de aplicações web.

De acordo com a pesquisa que efectuei, reuni quatro frameworks que achei mais interessantes e que permitem maximizar a capacidade e eficiência de desenvolvimento dos programadores e designers Web:

52Framework

52 Framework

52framework é uma framework HTML5 e CSS3 que contém todas as tags html5 básicas bem como uma documentação bastante completa. Contém várias características CSS3 interessantes como cantos arredondados, text-shadow, box-shadow, sistema de grelha, CSS reset entre muitos outros. Um facto interessante é que além de ter suporte para navegadores modernos, suporta também IE6. Se alguém pretende mergulhar em HTML5 e CSS3, vale a pena dar uma olhada nesta framework.

G5 Framework

G5 Framework

Framework HTML5, CSS3, PHP e jQuery Front End, que serve como um modelo base de arranque para novos sites. Está equipado com algumas bibliotecas Javascript e CSS3 como o Modernizr, Eric Meyer Reset Reloaded, jQuery com fallback, CSS3 PIE, botões CSS3, Easy Grid entre outros. É igualmente preenchido com várias características promissoras, tais como HTML5 Baseline, Base CSS, PHP Active Class, Smooth Scroll, HTML5 Fallback Placeholder, Base SEO, baseado no F layout, Sticky Footer e muitos mais.

Gravity

Gravity Framework
Gravity é uma framework baseada em SASS (Syntactically Awesome Stylesheets) que permite criar aplicações HTML5 poderosas e de fácil manutenção. Tem várias características úteis embutidas como tipografia, media queries, estilos para botões, layouts para formulários, CSS3 Mixins, prototipagem acelerada, CoffeScript, entre outros. Os utilizadores necessitam de instalar o SASS para executar esta framework.

HTML5 Boilerplate

HTML5 Boilerplate

O HTML5 Boilerplate é um front-end profissional que ajuda a construir sites robustos, adaptáveis e à prova do futuro de forma rápida. Este projecto é o resultado de muitos anos de desenvolvimento juntamente com o conhecimento da comunidade. Não impõe uma filosofia de desenvolvimento específica, o que permite construir o seu código da maneira que quiser. O Boilerplate tem características interessantes como recorrer ao normilize.css em vez do tradicional CSS Reset, jQuery, Modernizr, notificar utilizadores com o IE6 para instalar o Chrome Frame, permitir personalizar um template base com o Initializr, entre outros.

 

É importante referir que a necessidade de escolher uma framework depende muito da complexidade e dos requisitos funcionais da aplicação que pretendemos desenvolver. Para o meu projecto optei pelo HTML5 Boilerplate personalizado com Bootstrap.


2 comentários em HTML5 + CSS3 Frameworks

  1. Cara, muito boa a sua postagem. Eu me interessei só lendo o titulo, nao sou programador profissional, estudo sozinho e tudo relacionado a programacao Web é de suma imortancia e essas ferramentas que vc mencionou vai ajudar basta no meu aprendizado. valew. estarei visitando o blog sempre. abraço

    • Olá Isaias,
      Obrigado pelo seu feedback positivo. Continue a visitar o blog que também vamos continuar com posts interessantes 😉
      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *