Mobile, Notícias

RIM muda nome para BlackBerry e apresenta primeiros smartphones com o BlackBerry 10


A Research In Motion (RIM) anunciou hoje que irá agora ser conhecida simplesmente como BlackBerry. A empresa referiu que com este “rebranding” se debruça sobre o princípio por detrás do slogan “simples e elegante”, o mesmo que será usado para promover os seus vários smartphones, tablets e serviços. A empresa também aproveitou para anunciar o BlackBerry Q10 e Z10 os novos smartphones com o sistema operativo BlacBberry 10. Conheça mais alguns pormenores de seguida.

RIM passa-se a chamar Blackberry

“Temos reinventado a empresa, e queremos salientar isso na nossa marca”, referiu Thorsten Heins, director executivo da RIM. “Uma marca. Uma promessa. Nossos clientes usam um BlackBerry, nossos funcionários trabalham para BlackBerry, e os accionistas são os proprietários de BlackBerry. ”

Pode descobrir mais sobre a mudança de nome no vídeo abaixo, que foi carregado por RIM nos últimos minutos:

Esta mudança de marca é uma decisão estratégica para a empresa canadiana, que fez da designação “Research In Motion” (RIM) a sua marca desde a sua criação em 1984. No entanto, dado que a maioria do público já sabe e se refere a RIM simplesmente como BlackBerry, faz sentido consolidar sua identidade e imagem da empresa para o futuro

BlackBerry Q10

O BlackBerry Q10 é um dos dois dispositivos apresentados pela empresa canadiana: Este dispositivo tem uma combinação de duas interfaces e paradigmas de navegação. Por um lado tem uma tela/ecrã sensível ao toque, por outro um teclado utilizado nos modelos smartphones clássicos da BlackBerry.

Os detalhes que cercam este dispositivo foram avançados várias vezes antes do anúncio oficial, mas as especificações finais têm têm alguns pormenores que não foram revelados. Em particular acentuamos a construção a aço inoxidável, O ecrã tem um vidro que (de borda a borda) cobre todas as extremidades.

img_blackberry10_02

A parte traseira do dispositivo funciona com uma estrutura tridimensional de vidro que cria um aspecto sóbrio mas ao mesmo tempo único do dispositivo. O teclado é mais vasto / completo do que a empresa já entregou em modelos anteriores. O ecrã inclui a tecnologia AMOLED e a BlackBerry refere-o como sendo o melhor até à data, em especial na relação entre o brilho e excelência na entrega do conteúdo optimizada para uma boa experiência de visualização do BlackBerry 10.

Este smartphone tem internamente um processador dual-core e é alimentado pela maior bateria que a empresa já colocou em um smartphone BlackBerry, garantindo que será mais do que suficiente para aguentar as suas tarefas durante um dia completo.

O Q10 é o smartphone por excelência para típico utilizador clássico da marca canadiana que depende de um teclado robusto e ao mesmo tempo quer entrar no novo mundo de navegação por gestos interagindo com um ecrã.

Blackberry Z10

O Z10 BlackBerry é um dos primeiros aparelhos da Blackberry (anteriormente conhecida como RIM), que trazem a empresa para uma nova geração de sistemas operativos móveis com o BlackBerry 10. Ao contrário do Q10 este dispositivo descarta o teclado físico e inclui apenas uma tela sensível ao toque completa. Não é a primeira vez que a a empresa cria um modelo para toque, mas o anúncio deste novo modelo a par do Q10 significa que é um modelo que a empresa irá apostar no futuro para cativar novos clientes e novos mercados.

img_blackberry10_03

O Z10 BlackBerry tem uma tela/ecrã de 4,2 polegadas, com uma densidade de 356 ppi e uma resolução de 1280 x 756. É uma tela um pouco menor do que a maioria dos outros dispositivos Android , mas a densidade absolutamente impressionante de pixels certamente irá agradar a qualquer potencial comprador seja apreciador da BlackBerry ou não. A parte traseira do aparelho tem uma “superfície texturizada” que segundo os responsáveis da BlackBerry torna-o “muito confortável de segurar.”

O aparelho estará disponível em modelos em preto e branco. O Z10 contrasta com o Q10 na sua forma mais rectangular, embora com os cantos arredondados, assim como o posicionamento da câmara com flash LED no canto superior esquerdo. O novo dispositivo também tem o que é chamado de Modo de Time Shift, em que permite aos usuários tirar uma foto, e depois voltar a tempo de encontrar o momento exato de uma determinada reacção facial – um recurso muito inteligente.

Há semelhança do Q10 existem um conjunto de detalhes que apenas serão revelados mais tarde No entanto, é bom finalmente ver a Blackberry apresentar o Z10 o primeiro dispositivo que de facto permite à BlackBerry competir com a maioria dos dispositivos Android e quem sabe não se possa tornar numa boa alternativa ao iPhone. Afinal o novo BlackBerry foi totalmente desenhado para estar em igual condições ao iOS e Android ao nível de optimização de toque, bem como a utilização de modernos gestos de navegação.

BlackBerry 10 inclui 70.000 aplicações na data de lançamento

Apps são uma parte importante de qualquer ecossistema móvel, e a BlackBerry trabalhou com parceiros diversos e programadores de todo o mundo para ajudar a garantir que as aplicações disponíveis na altura de lançamento do Blaclberry 10 serão suficientes para as necessidades dos seus consumidores.

A BlackBerry World tem actualmente mais de mil aplicativos disponíveis a nível mundial para o BlackBerry 10, e um dos catálogos mais completos de música e vídeo para dispositivos móveis – com a maioria dos filmes a chegarem à loja no mesmo dia em que são lançados em DVD. E para os apreciadores das redes sociais, Facebook, Twitter, LinkedIn e aplicativos Foursquare são pré-carregados para BlackBerry 10. Mas que aplicações pode esperar? A BlackBerry adiantou alguns nomes como a Disney, Cisco, Foursquare, Skype e Rovio se comprometeram a plataforma. Pode ver apenas algumas das principais ofertas para o BlackBerry 10 no seguinte vídeo.

Disponibilidade

A disponibilidade será a nível Mundial, contudo a BlackBerry tem vários mercados-chave incluindo o Reino Unido, Canadá e Emirados Árabes Unidos:

  • No Reino Unido, o Z10 BlackBerry será a partir de amanhã disponivel em contratos mensais e planos pré-pagos da EE, O2, Vodafone, 4u Phones, BT, 3UK e a Carphone Warehouse. O BlackBerry Z10 estará disponível integralmente subsidiados no competitivos contratos de pagamento mensal. Os preços vão variar de acordo com operadoras e parceiros comerciais.
  • No Canadá, o Z10 BlackBerry estará disponível em 05 de fevereiro. Preços variam de acordo com parceiro (distribuidor ou operadora), mas será vendido por cerca de 149,99 dólares em um contrato de três anos.
  • Nos Emirados Árabes Unidos, o Z10 BlackBerry estará disponível em 10 de fevereiro. Os preços variam de acordo com parceiro portador, mas não subsidiado será vendido por AED 2599.
  • No mercado dos EUA, a disponibilidade para a maioria das operadoras do Z10 será em Março. Hoje, as operadoras dos EUA vão começar a anunciar planos de pré-registo e preço.

Para já não foi revelada qualquer disponibilidade para Portugal ou Brasil.

Fonte: Blackberry Blogs


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *