Gadgets, Sistemas Operativos

Targus anuncia Pen Touch para PC’s com Windows 8 sem ecrã táctil


Embora o Windows 8 possibilite ser usado com um teclado e rato tradicional, na sua essência, foi concebido para ser controlado por toque usando os mais diversos gestos. O problema é que muitos de nós têm portáteis recentes e não pretendemos comprar um novo só para se ter uma tela sensível ao toque. A solução para esta limitação poderá estar na nova pen (caneta) sensível a toque da Targus.

Este acessório, que foi desenvolvido em exclusivo para o Windows 8 pela conceituada marca de acessórios Targus, possibilita transformar qualquer portátil não sensível ao toque em um PC com um touchscreen controlado por caneta.

De acordo com a Targus, a ideia por detrás da Touch Pen, é fornecer uma maneira fácil e sofisticada de trazer recursos sobretudo acessíveis ao toque a portáteis com alguns anos que fizeram recentemente a actualização para o Windows 8. A Targus afirma que a sua caneta é tão fácil de usar como o seu dedo e é uma solução de toque intuitiva.

Mas o leitor pergunta, como é possível utilizar uma pen num ecrã que não é sensível ao toque? Em primeiro lugar não se trata de uma pen qualquer, aliás a ideia é que você possa conectar um receptor na porta do seu portátil (presumivelmente a uma porta USB), ligá-lo à tela do portátil e posteriormente ele cria uma espécie de “campo” magnético que permite que você deslize e toque na tela com a caneta especial.

A caneta está equipada com uma ponta macia para evitar impressões de borracha ou danos na tela e não requer drivers especiais ou de software para funcionar. O preço desta Touch Pen terá um valor aproximado de $100 (75,84 euros e 204,82 reais) e vai trabalhar com telas de portátil até 17 polegadas. Em teoria, este acessório também poderá muito provavelmente trabalhar com pequenos monitores de desktop também.

Enquanto este é um conceito interessante tem também suas desvantagens. Claro, que a caneta é um pouco mais fácil de manusear do que os gestos do rato. Mas por outro lado você terá sempre de usar caneta para reproduzir os gestos/toque no ecrã. Canetas também são mais fáceis de se perderem especialmente se você tem crianças em casa.

A maior desvantagem é que as canetas simplesmente não são tão boas em certas acções baseada em toque em especial quando se trata em jogar. Embora a experiência não seja a mesma se tocasse directamente no ecrã e controlasse o seu Windows 8, serve bem o propósito para alguns nichos do mercado em que se justifica o uso de um ecrã táctil para o controlo de uma aplicação específica.

E você o que acha, consideraria comprar este acessório?


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *