Wikipédia, a enciclopédia livre. Internet, Notícias

Wikipedia recebe 25 milhões de dólares em doações


A enciclopédia online Wikipédia arrecadou 25 milhões de dólares em doações, o que lhe permite continuar a operar sem necessitar de incluir publicidade nas suas páginas.

A Wikipédia é uma enciclopédia livre e participativa (todos podem editar), que é construída por milhares de colaboradores de todas as partes do globo. O projeto teve início em 15 de janeiro de 2001 e até hoje já foram criados mais de 14 milhões de artigos, em centenas de línguas e dialetos. Para termos uma ideia da sua magnitude e importância, a versão em português – http://pt.wikipedia.org/ – tem cerca de 763.751 artigos.

O site baseia-se no conceito de Wiki Wiki, o que significa que todos nós podemos editar o conteúdo de quase TODOS os artigos, clicando simplesmente no link “Editar” que é exibido em quase todas as páginas do site.

Como é evidente, manter uma estrutura como esta tem custos e a forma de conseguir fornecer conteúdo gratuito é o recurso ao pedido de doações.

A Wikimedia Foundation (Fundação Wikimedia), editora do site Wikipedia.org ( e todas as suas variantes), lançou uma campanha de angariação de fundos em 5 países de língua Inglesa ( Austrália, Canadá, Estados Unidos, Grã-Bretanha e Nova Zelândia ), em apenas 9 dias 1,2 milhões de pessoas contribuiram com um total de 25 milhões de dólares. No ano de 2011 foram necessários 46 dias para conseguir um valor equivalente. O dinheiro arrecadado será utilizado para pagar os custos operacionais anuais e para remunerar uma pequena equipe de 150 pessoas, que trabalham na agregação de conteúdos e no aperfeiçoamento do software do site.

A fundação prevê lançar em abril uma nova campanha, desta vez alargada aos restantes países do mundo.

De acordo com os dados da comScore Media Metrix o site http://pt.wikipedia.org/ (e as suas variantes) recebe cerca de 483 milhões de visitantes únicos por mês, o que o torna do no 5º maior site do mundo.

O objetivo das campanhas de arrecadação de fundos é o de dotar a a Wikipedia de recursos que lhe permitam pagar os seus custos de operação e, dessa forma, não necessitar de recorrer a outras forma de financiamento como, por exemplo, a inclusão de anúncios nas suas páginas.

Outro dos objetivos é o de, até 2015, ultrapassar 1 bilhão de visitantes únicos. De acordo com Sue Gardner, diretora executiva da Wikimedia Foundation, uma das formas de o atingir é expandir a utilização da Wikipedia nos países do hemisfério sul.

Para terminar veja uma comparação entre a Wikipédia e outras enciclopédias*:

  • Wikipédia: Mais de 14 milhões de artigos em centenas de línguas e dialetos (cerca de 285)
  • Enciclopédia Britannica Concisa :Em inglês. Possui 28 mil artigos, mais de 2 mil imagens (0,07 por artigo) e de 10 mil pronúncias de palavras.
  • Enciclopédia Britannica – Suíte impressa: Em inglês. Mais de 65 mil artigos e de 44 milhões de palavras, com aproximadamente 680 palavras por artigo. Mais de 24 mil imagens (0,37 por artigo) e de 4 mil colaboradores (16,25 artigos por colaboradores), incluindo notáveis como Milton Friedman, Carl Sagan e Michael DeBakey.
  •  Barsa:Em português. Micropédia: 46 860 verbetes. Macropédia: 7 904 artigos aprofundados com mais de 11 500 imagens. Datapédia: banco de dados com informações diversas e atlas com mais de 26 mil referências geográficas.

*Os dados mencionados acima são da própria Wikipédia

 

A Wikipedia é talvez a par do Google, a maior base de conhecimento do mundo, eu recorro a ela com frequência e voçê?

Recomendo a leitura deste artigo: Crie ebooks através da Wikipedia


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *