Notícias, Sistemas Operativos

Firefox vai começar a bloquear todos os plugins com excepção do Flash


A Mozilla, anunciou que em breve, o Firefox irá deixar de carregar automaticamente os plugins no Firefox , excepto a última versão do Flash. Em vez do carregamento automático o Firefox irá utilizar a opção “Click-to-Play”, o que requer que os usuários autorizem manualmente a utilização de um determinado plugin. Isto é, um esforço da Mozilla para reduzir os riscos de segurança que resultam de utilizar automaticamente plugins como o Java e Silverlight.

Os plugins são conhecidos como extensões úteis para adicionar suporte a novas funcionalidades e conteúdos num browser. Contudo, representam claras ameaças de segurança, sendo utilizadas por hackers e malware para terem acesso por exemplo a dados dos usuários. Até agora, o comportamento padrão do Firefox (e também o de outros browsers como o Chrome e o Opera) era carregar esses plugins de forma automática.

Outro problema com carregamento automático de plugins são os problemas de estabilidade, com a Mozilla a afirmar que os plugins instáveis são a principal razão do seu browser deixar de responder. Além disso estes plugins podem também adicionar um peso grande ao desempenho do seu browser e em consequência o seu sistema operativo. Limitando os plugins vai impedir os usuários de encontrar falhas súbitas e uso de memória alta no seu browser.

É por estas razões que a Mozilla trabalhou para mudar este cenário ao introduzir o Click-to-Play. Esta nova opção embora não esteja activa por omissão, impede que plugins carreguem automaticamente o conteúdo disponibilizado pelo plugin exigindo uma autorização do usuário em seu lugar, por via de um click com o botão esquerdo do rato.

img_firefox_block_02

Em algum momento no futuro (que a Mozilla ainda não especificou), o Firefox passará a ser disponibilizado com o “Click-to-Play” activo por omissão para todos os plugins, independentemente da versão, com excepção da versão actual do Flash. Todos os restantes plugins como o Silverlight ou o Java serão bloqueados.

Contudo se quiser carregar estes plugins automaticamente por omissão nada estará perdido. A Mozilla garantiu que os usuários ainda ser capaz de configurar esta funcionalidade, de modo que alguns plugins carregar automaticamente em determinados sites, ou para que plugins nunca sejam executados em outros sites.

De qualquer forma é uma atitude bastante sensata da Mozilla, que visa proteger os seus utilizadores dos potenciais problemas de segurança e estabilidade. Além destas razões, certamente a criadora do Firefox não ignorou o facto de plugins como o Java e o Silverlight (este recentemente descontinuado pela Microsoft), terem um uso muito limitado na internet, logo não faz sentido qualquer browser os tenha activos por omissão.

Caso queira activar este novo recurso digite na barra de endereços about:config e carregue em Enter. De seguida procure por plugins.click_to_play e mude este valor para activo (valor true). Para reverter para o actual comportamento, basta voltar a repetir este processo colocando a anterior propriedade a false.

Via Blog Mozilla


1 comentário em Firefox vai começar a bloquear todos os plugins com excepção do Flash

  1. nuno

    Bem, se é para proteger o utilizador, então é bastante útil e sensato (como é dito no texto) … e afinal essa tecnologia até nem é assim tão utilizada (pelo menos o silverlight) …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *