Mobile, Notícias, Tecnologia

HP prepara-se para lançar um tablet com o Android


A HP foi certamente uma das empresas responsáveis pelos avanços tecnológicos dos computadores pessoais nas últimas décadas. Contudo, tem tido dificuldade em se ajustar à era Pós-PC. Apesar da empresa ter esboçado um primeiro esforço nos smartphones / tablers com a compra da Palm, rapidamente desistiu face à competição dos dispositivos Apple e Android. Agora tudo indica que a HP irá lançar novos dispositivos com o Android.

O primeiro dispositivo Android fabricado pela HP será ao que tudo indica um tablet de alta gama que irá conter internamente com um chip NVidia Tegra 4, que foi anunciado na edição 2013 da CES como o Tech&Net noticiou aqui. O dispositivo já está concluído e poderá ser anunciado em breve segundo o que duas fontes familiarizadas com este projecto da HP revelaram à ReadWrite

Se as fontes se revelarem fidedignas a HP poderá ter uma hipótese de competir neste mercado já que poderá aproveitar o entusiasmo dos aficionados da velocidade nos tablets. A razão prende-se pelo facto de que o novo tablet da HP poderá ser dos primeiros dispositivos a incluir o novo Tegra 4 (se não for mesmo o primeiro).

Relembramos que a própria consola Project Shield da NVidia que irá incluir o Tegra 4 está previsto apenas para chegar ao mercado no segundo trimestre de 2013. Além deste aspecto outros parceiros OEM Android como por exemplo a Toshiba também estão a trabalhar para para lançar novos tablets com o chipset Tegra 4.

Já que que o terceiro trimestre começa em Abril e se considerarmos que será a partir desta data que os potenciais rivais da HP irão começar a anunciar produtos com o novo chipset, então a gigante americana tem pouco mais de um mês para poder tirar a vantagem neste aspecto. Caso isso aconteça, será seguramente uma boa jogada da HP que poderá ter uma oportunidade única (por mais ténue que seja) de competir com outros fabricantes neste segmento como a Asus, Samsung, e Apple.

Mas as novidades não se ficam por aqui. As mesmas fontes também afirmam que a HP está actualmente a estudar o lançamento de um smartphone equipado com o Android. Contudo, o lançamento deste equipamento caso se verifique não irá acontecer este ano segundo declarações recentes da CEO da HP Meg Whitman.

Recuando a um passado não muito distante, lembramos que a HP conseguiu efectivamente descontinuar o seu sistema operativo webOS, pouco depois de salvar a Palm (criadora do webOS) da falência com uma compra $1.2 bilhão de dólares em 2010. A HP posteriormente anunciou a disponibilização de um nova gama de smartphones Pre, e de um tablet de 10 polegadas com o webOS o HP TouchPad.

img_hp_android_02

Apesar de a venda de dispositivos desta gama ter ficado aquém das expectativas, o HP Touchphad foi um caso à parte. Assim que a HP anunciou que iria descontinuar a sua gama de dispositivos WebOS, reduziu drasticamente o preço do seu tablet de modo a esvaziar os stocks existentes. Isto levou a uma verdadeira corrida às ultimas unidade a um aumento significativo de vendas deste dispositivo em final de carreira.

Este cenário potenciou o nascimento de uma comunidade de Android à volta do HP TouchPad já que foi descoberto que o equipamento era um paraíso para os entusiastas de ROMs. Através da comunidade que se ergueu à volta deste tablet, foi possível instalar as últimas versões do Android e ao mesmo tempo manter toda a sua funcionalidade.

Por estes acontecimentos, os rumores que dão conta da HP estar de volta a este mercado com o Android, podem ser indicadores que a HP não fechou os olhos ao que a comunidade fez com o TouchPad. Por outro lado pode mesmo ser a última oportunidade que a HP encontrou para regressar rapidamente a um mercado graças à popularidade do Android. Mas será que as chances que tem são reais? Deixe a sua opinião nos comentários! Via ReadWrite


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *