Destaques, Internet, Tecnologia

Intel Developer Zone – Um recurso gratuito para ajudar a desenvolver e comercializar a sua aplicação.


Um recurso chave para o sucesso de uma aplicação desenvolvida por um negócio ou um programador baseia-se em otimizar essa mesma solução para uma arquitetura. A Intel, líder mundial na concepção e fabricacão de processadores e soluções integradas de processamento gráfico pode ter a solução indicada para você ou para o seu negócio. Conheça alguns dos recursos e ferramentas no site do Intel Developer Zone que permitem dinamizar e rentabilizar as suas aplicações para Ultrabooks, Android, HTML5 e muito mais.

O Intel Developer Zone fornece de forma totalmente gratuita, diversos recursos que representam uma boa oportunidade para empresas e programadores poderem desenvolver e comercializar aplicações optimizadas para as tecnologias da Intel. Mas em que áreas este serviço da Intel pode ajudar e que recursos disponibiliza? Podíamos escolher muitas áreas em que a Intel é um dos líderes de mercado, contudo optamos por uma que abre boas oportunidades de negócio e rentabilização para as novas aplicações.

Os Ultrabooks constituem uma plataforma inovadora anexada à área de computação móvel. Dotados de uma leveza, autonomia e processamento impressionantes, são cada vez mais a escolha para milhões de usuários em todo o mundo. Esta área é bastante familiar para a Intel já que foi o modelo de computação concebido e desenvolvido pela empresa. O Macbook Air da Apple, considerado pela crítica como o primeiro Ultrabook a ser comercializado, é um exemplo prático do que melhor se pode fazer neste segmento. É ao mesmo tempo um exemplo de uma solução elegante não só esteticamente agradável, mas baseada numa poderosa infraestrutura constituída por uma unidade de processamento e uma unidade gráfica integrada produzida pela Intel.

Desde então o formato de ultrabook evoluiu e hoje em dia o consumidor além de querer computadores leves, finos e com uma boa autonomia, exige mais funcionalidades no campo do software que façam a ponte entre os computadores tradicionais e os dispositivos móveis como os smartphones e os tablets. Visando demonstrar isso, deixamos abaixo um resumo de algumas perguntas e respostas que você pode encontrar na extensa biblioteca de conhecimento disponibilizada no Intel Developer Zone.

Como os usuários reagem quando podem navegar por teclado e por toque?

img_developer_zone_02

Daria Loi, que detém o cargo de responsável pela experiência usuário da Intel, conduziu um estudo em que reuniu um grupo de 81 usuários dos Estados Unidos, Brasil, Itália e China. O público alvo deste estudo prático incluíu tanto usuários sem experiência em interagir com dispositivos sensíveis a toque, como usuários que lidam de forma quase diária com dispositivos como tablets e smartphones. Os cenários de teste incluíram tarefas de produtividade ou outras tarefas simples no Windows 8. Alguns exemplos das tarefas examinadas incluíram a mudança de configurações do sistema, a criação de um slide na aplicação PowerPoint do Microsoft Office, escrever uma mensagem de e-mail, e assim por diante.

Os usuários alvos de teste descobriram que o toque pode ser uma maneira interessante de interagir com um Ultrabook. Muitos relataram que a adição de toque tornou a sua experiência com este dispositivo mais rápida, mais fácil, mais intuitiva e mais agradável. Por exemplo, alguns fatores que poderiam ser importantes, como o cansaço de se utilizar o braço de forma perpendicular à tela devido ao uso do toque, não foi relatada como uma consideração importante. Ao mesmo tempo, os usuários que participaram neste teste, relataram desejar manter as formas tradicionais de interação, incluindo a utilização de um teclado baseado em hardware. Calculando o número médio de interações que cada usuário utilizou separando-as pelos vários tipos de dispositivo de entrada, o estudo chegou à seguinte informação:

  • Tela de toque: 77% das interações
  • Teclado: 8% das interações
  • Mouse: 12% das interações
  • Trackpad: 3% das interações

Estes resultados demonstram claramente que os usuários estão dispostos a expandirem as formas típicas de interação que usam para interagir com um sistema de computadores e ao mesmo tempo manterem as formas tradicionais de interação. Estas conclusões abrem novas oportunidades no desenvolvimento de software híbrido que aceite inúmeras formas de interação.

Que tecnologias a Intel oferece a um programador para aproveitar um Ultrabook?

img_developer_zone_03

Intel ® Wireless Display (Intel ® WiDi) 5

A tecnologia de conexão Intel ® WiDi que consiste na exibição do conteúdo de um Ultrabook numa HDTV via wireless, e fornece suporte para resoluções de alta definição de 1080p e suporte áudio na norma 5.1 multi-canal. Esta tecnologia funciona de forma semelhante a um cabo HDMI conectado entre o Ultrabook e a TV. A Intel WiDi permite modelos de uso inovadoros que vão de simples transmissão de uma stream de vídeo à utilização de multi-tarefa através do suporte para a configuração de vários monitores. Os fabricantes de software podem aproveitar para incorporar a tecnologia Intel WiDi nos seus media players e outros aplicativos para oferecer a funcionalidade de exibição de conteúdo num formato maior típico de uma televisão, em relação ao tamanho limitado das convencionais telas de smartphones.

Intel ® HD Graphics

Com as expectativas dos usuários em torno da qualidade do conteúdo visual em constante crescimento, muitos programadores de software estão procurando maneiras de melhorar as capacidades de exibição de suas aplicações. A Intel tem respondido a esse requisito, através de sua família de dispositivos Intel ® HD Graphics, incluída na terceira geração de processadores Intel Core, que representam uma parte essencial da plataforma Ultrabook. A integração do motor de gráficos no processador reduz a latência, para que jogos e outras experiências 3D proporcionem um desempenho incrível e um deslumbrante visual 3D, sem a necessidade de uma placa gráfica separada. Fabricantes de software podem, portanto, aumentar os limites dos gráficos e vídeo em suas aplicações, sabendo que os usuários Ultrabook vão ter uma experiência que satisfaça ou exceda as suas expectativas.

Intel ® Quick Sync video

Por intermédio da aceleração por hardware utilizada na codificação de vídeo, a tecnologia “Intel ® Quick Sync video” permite aos aplicativos oferecer uma funcionalidade célere na criação e edição de vídeo, e gravação em formato de DVD ou Blu-ray. Sincronizando este processo com outros dispositivos, a tecnologia permite ainda compartilhar este conteúdo por intermédio de uma rede local ou a Internet. Como os aplicativos habilitados para a tecnologia Intel ® Quick Sync video são capazes de libertar o processador de lidar com o processo de conversão de vídeo, o processador pode assim ser utilizado para realizar outras tarefas, o que permite que o software possa lidar com grandes quantidades de processamento ao mesmo tempo. Aprenda mais no web site do Intel ® Media Software Developer Kit (SDK) .

Intel ® InTru ™ 3D

Os fabricantes de software podem adicionar uma nova dimensão à experiência de visualização que as suas aplicações oferecem. Devido à tecnologia Intel ® InTru ™ 3D os usuários de Ultrabooks podem jogar ou assistir a outro conteúdo 3D com a reprodução Blu-ray Stereo 3D usando óculos 3D passivos ou activos. A tecnologia InTru 3D da Intel, em associação com a DreamWorks oferece uma resolução em alta definição (1080p) em uma HDTV através da norma HDMI.

Intel ® Clear Video HD

Fabricantes de software podem aproveitar a tecnologia Intel ® Clear Video HD , para entregar a reprodução de vídeo HD optimizado em suas aplicações para dispositivos Ultrabook. Esta capacidade construída para a terceira geração da família de processadores Intel Core , melhora de forma significativa a reprodução de vídeo, proporcionando imagens mais nítidas, mais limpas, cores mais naturais, precisas e vivas, e uma imagem de vídeo clara e estável. Em particular, os fabricantes de software podem beneficiar da capacidade da tecnologia Intel Clear Video HD para reduzir ou eliminar variações ou perturbações na forma como as cores são exibidas, com adaptação de contraste, tons de pele, melhorias e mapeamento inteligente do espaço de cor.

Existe uma boa oportunidade de negócio no mercado de ultrabooks?

img_developer_zone_04

Como já referimos anteriormente existem novos paradigmas de navegação que o desenvolvedor pode tirar partido e a Intel fornece tecnologias inovadoras para disponibilização de conteúdo de alta definição para o consumidor.  Juntar  estes recursos ao advento recente do segmento de dispositivos Ultrabook é um evento tão relevante para o mercado que  acontece apenas uma vez numa geração.

A figura apresentada acima, refere-se a um estudo da ABI Research. A empresa previu que a procura de Ultrabooks irá acelerar rapidamente nos próximos anos a um nível mundial. Para se ter uma ideia em 2012 foram expedidas cerca de 20.3 milhões de unidades no conjunto de países que incluem a América do Norte, Europa Ocidental e Ásia-Pacífico. As projeções apontam para um crescimento significativo nas unidades vendidas nos próximos anos, até atingir um valor de cerca de 170 milhões de unidades vendidas mundialmente em 2017. Globalmente, a indústria de software tomou conhecimento deste fato e a inovação já está em andamento visando criar a próxima geração de experiências com o usuário nos Ultrabooks.

“Este artigo contém uma pequena parte da extensa informação bibliográfica disponível no site Intel Developer Zone. No site oficial está disponível mais informação acerca de como dinamizar ou mesmo rentabilizar as suas aplicações para Ultrabooks. Poderá também aprender a dar os primeiros passos de desenvolvimento para Android optimizando as suas aplicações para os chipsets da Intel para Smartphones. Em seguida deixamos alguns links que serviram de referência para este artigo, bem como outros artigos relacionados para o ajudar a dar os primeiros passos na plataforma disponibilizada pela Intel para os Ultrabooks.”

 

Site Oficial: Intel® Developer Zone

Artigos relacionados:
Harnessing the Ultrabook™ Experience to Sell More Applications
Optimizing the Cost-Effectiveness of Software Development for Ultrabooks™
The Winning Combination of Keyboard and Touch for Ultrabooks™
Ultrabooks™ Broaden Software Usage Models on Touch-Capable Mobile Devices
Sensors Deliver New Opportunities for Ultrabook™ Software Innovation


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *