Mobile, Notícias

Nokia anuncia Lumia 720 e 520 na MWC 2013


O maior volume de vendas que a Nokia tem registado nos últimos trimestres, deve-se aos seus modelos de baixa gama como referimos aqui. Por esta razão faz sentido que a Nokia tente replicar a sua estratégia para a linha Asha de modo a conciliá-la com a linha Lumia. Esta nova visão da Nokia está presente nos novos Lumia 720 e 520 que apresentou na MWC a decorrer em Barcelona.

Nokia Lumia 720

img_lumia_mwc2013_02

A primeira novidade da Nokia posiciona-se no segmento médio dos smartphones. Mas as boas notícias é que o 720 ao que tudo indica poderá valer bem o dinheiro que irá dar por ele devido a ter algumas características de alta gama. Com o slogan “Chic & Social” este snartphone pretende captar os apaixonados da moda piscando o olho obviamente ao segmento feminino. Mas as boas notícias para o Lumia 720 começam no seu exterior. Este Smartphone é dotado de uma construção unibody (fabricado à base de uma único bloco de policarbonato) em reminiscente do Lumia 920.

O Lumia 720 mede apenas 9 milímetros de espessura e pesa 128 gramas, e devido a ser mais fino que o 920 também merece do nosso ponto de vista a distinção de ser o mais esbelto smartphone com o Windows Phone 8 até à data. Ainda no exterior pode contar com um ecrã de 4.3 polegadas com resolução 800 x 480 com a tecnologia ClearBlack que assegura tons escuros mais fidedignos e uma visualização de elevada qualidade.

De modo à Nokia garantir uma boa experiência multimédia no Lumia 720 decidiu incluir uma configuração de câmara dupla, que é ideal para ambientes nocturnos de festa (por exemplo, fotos com pouca luz e auto-retratos). Na frente, encontra uma câmara de 1,3 megapixels com lente com um vasto ângulo de visão e uma câmara traseira de 6,7 megapixels traseira com lente f/1.9, especificamente criada pelos laboratórios Carl Zeiss para absorver mais luz.

Quanto ao interior pode encontrar um chipset dual-core de 1GHz Snapdragon , 512 MB de RAM,, 2000 mAh, conectividade NFC e uma opção para o carregamento sem fio (activada por uma capa vendida em separado). Os restantes itens na componente de conectividade como Wifi 802.11 b/g/n, Bluetooth 3.0, e A-GPS são também incluídos.

A Nokia destaca a inclusão de um filtro denominado “Glam mim” para embelezar as suas fotografias. Como o nome indica, este filtro permite aos usuários editar as suas imagens (branquear os dentes, saturar cores, ampliar os olhos, entre outros…) antes de compartilhar as suas fotos em sites de redes sociais.

Actualmente, o Lumia 720 está previsto para ser lançado na Ásia (especialmente China) e partes da Europa em cinco cores (cyan, preto, amarelo, vermelho e branco brilhante) por € 249 (cerca de 652 reais) no segundo trimestre de 2013. Visualize abaixo o vídeo de apresentação do Nokia 720.

Nokia Lumia 520

img_lumia_mwc2013_03

O Lumia 520 é uma aposta de modo a agradar a uma camada mais jovem de utilizadores de smartphones. Para já destaca-se por estar disponível em 5 cores (amarelo, azul, vermeho, branco e preto). Será um smartphone relativamente fácil de transportar e segurar medindo 119.9 x 64 x 9.9mm e pesando 124g.

O novo smartphone da Nokia apesar de contar com um aspecto sóbrio possui características no campo das especificaçõess técnicas que o posicionam claramente no segmento de baixo custo. Inclui um ecrã de 4 polegadas WVGA LCD, 512MB de RAM e 8GB de armazenamento. Apesar deste aspecto a Nokia tenta minimizar algumas limitações resultantes das especificações modestas deste smartphone. Por exemplo o Lumia 520 inclui o mesmo chipset Qualcomm Snapdragon 1GHz (dual-core) que o nokia 720 e uma slot para cartões microSD de modo a permitir aos seus futuros proprietários expandir a memória interna.

Mas nem tudo serão compromissos segundo a Nokia, já que a empresa refere que o ecrã do Lumia 520 é bastante sensível ao toque de luvas e unhas. A não ser que a Nokia tenha incorporado alguma tecnologia que permita esta interacção, tudo indica que estamos perante um ecrã resistivo. E se assim for, não nos parece que apesar do conforto de interagir com as luvas vestidas que será uma bom compromisso, já que a sensibilidade do ecrã nos ecrãs resistivos é penalizada.

Outros dos compromissos no Lumia 520 é claramente a ausência de uma câmara frontal, embora seja uma funcionalidade que não é utilizada por todos os possuidores de smartphones. Apesar deste aspecto a Nokia consegue assegurar um mínimo de qualidade na captura de fotografias graças à câmara traseira de 5 megapixels. A Nokia não inclui ainda suporte NFC ou wireless charging (carregamento sem fios) no Lumia 520 de modo a manter o preço do dispositivo acessível. Apesar deste aspecto poderá contar com as ligações standard como Wifi 802.11 b/g/n, Bluetooth 3.0, e A-GPS.

Este smartphone inclui ainda uma bateria de 1,430mAh o que se irá revelar minimamente capaz para durar um dia sem ir ao carregador (dependendo do uso claro). A Nokia planeia disponibilizar o Lumia 520 a um preço de € 139 (cerca de 364 reais), o que claramente o torna no dispositivo Windows Phone 8 mais barato da marca finlandesa e destaca bem a estratégia da Nokia para linha Lumia. Visualize abaixo o vídeo de apresentação do Nokia 520


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *