Mobile, Notícias, Sistemas Operativos

Ubuntu chega aos tablets


É oficial: o Ubuntu está a chegar aos tablets. A canonical confirmou o que a maioria de nós já sabíamos desde o “teaser” do site oficial da empresa (contagem decrescente) que começou a aparecer no site do Ubuntu ontem. A nova versão é baseada na mesma infraestrutura do Ubuntu Phone.

A versão tablet orientada do Ubuntu será baseada na interface Ubuntu Touch – a versão baseada em gestos do Ubuntu que também está disponível para telefones. O Ubuntu para tablets suportará também o desenvolvimento de aplicações nativas além de aplicações HTML5. Isto significa que à semelhança da infraestrutura para Smartphones, a canonical abre uma gama nova de aplicações para os utilizadores da sua nova infraestrutura móvel.

ubuntu_tablet_02

Tal como a versão do Ubuntu utilizada nos telefones a versão Tablet usa muitos dos mesmos elementos do telefone. Por outro lado o Ubuntu para tablets partilha todos os recursos que a versão regular desktop do Ubuntu tem – apenas com uma interface tablet orientada. Isto significa que poderá encontrar um lançador das aplicações comuns à esquerda e indicadores de aplicações no topo. Poderá à semelhança da versão de desktop ter acesso aos serviços cloud do Ubuntu (Ubuntu One)

ubuntu_tablet_03

Talvez das poucas diferenças que podemos encontrar no novo Ubuntu para tablets é o novo sistema de multitasking. Aparentemente a Canonical optou por ir buscar algumas influências ao Windows 8. O recurso de gestão de tarefas “Side Stage” permite os utilizadores executar aplicações em modo de telefone tal como a “Snap View” do Windows 8. Os Tablets Ubuntu também vão suportar controle por voz através da interface HUD,

ubuntu_tablet_04

Os requisitos apontados para o novo sistema operativo da Canonical para tablets são:

 Ubuntu tablet de baixa gamaUbuntu  tablet para empresas (alta gama)
Arquitectura processador Dual-core Cortex A15Quad-core A15 ou Intel x86
Memória2GB de preferencia4GB de preferência
Armazenamento Flash8GB (mínimo)8GB mínimo)
Tamanho do Ecrã7-10 polegadas10-12 polegadas
Suporte para multi toque4 dedos4-10 dedos

 

Pode assistir ao vídeo de apresentação do Ubuntu para tablets aqui:

Os Downloads para o Google Nexus 7 e Google Nexus 10 estarão disponíveis juntamente com imagens do ubuntu phone em 21 de fevereiro. Pode saber mais sobre o novo Ubuntu para tablets no site oficial.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *