Mobile, Notícias, Sistemas Operativos, Software, Tecnologia

Windows Blue e Windows Phone Blue confirmados de forma indirecta pela Microsoft


Embora a Microsoft permaneça em silencio completo relativamente à próxima actualização do seu recém-lançado Windows 8, existem novos indícios que confirmam que o sistema operativo que se segue terá a designação de Windows Blue e poderá já ser anunciada este Verão. Uma das novidades é também o facto de não serem apenas os computadores que vão contar com uma actualização. Os Smartphones vão ter acesso a uma actualização denominada Windows Phone Blue.

Foi aberta uma nova vaga na Microsoft para contratação de um engenheiro de software que confirma o que já há algum tempo era avançado pela imprensa da especialidade, o Windows Blue está em processo de desenvolvimento. Além deste aspecto a oferta de emprego também revela alguns detalhes em relação ao que podemos esperar da nova geração de sistemas operativos da Microsoft.

Para começar e para todos os utilizadores que tinham a esperança que o Windows Blue sofresse bastante alterações ficará desiludido em saber que a nova iteração se baseia na interface de utilizador existente no Windows 8. Isto significa que o botão de iniciar não irá voltar e que a Microsoft continuará a apostar no ecrã de iniciar (start screen) ao estilo Metro.

Apesar das melhorias a nível estético não serem tão evidentes como se poderia esperar, o anúncio da Microsoft refere que o novo sistema terá grandes melhorias em muitos aspectos do sistema operacional.

Nós estamos à procura de um excelente experiente SDET (programador) , para se juntar à equipa de Engenharia Sustentada do Windows (WinSE) responsável pela experiência com o usuários . Os requisitos principais no processo de selecção baseiam-se na experiência com o novo Windows UI, que representa o que o usuário toca e vê no sistema operacional. O Windows Blue promete construir e melhorar estes aspectos do sistema operacional, aumentando a facilidade de uso e experiência geral do usuário em dispositivos e PCs em todo o mundo

Mas, se todos julgavam que as novas mudanças iriam se ficar apenas pelos computadores/tablets então a Microsoft avança outra novidade (mais uma vez de forma indirecta). Numa outra oferta de emprego a Microsoft procura um Responsável pelo desenvolvimento e revela a existência de um Windows Phone Blue. Isto significa que a estratégia de actualização será expandida para o sistema operativo móvel da empresa de Redmond.

O mesmo anúncio sugere que a gigante está trabalhando no que já muitos apontam como um “Excel MX” (metro experience), uma versão optimizada para toque da popular aplicação folha de cálculo capaz de executar no modo Metro. Por isso tudo indica que estaremos perante uma nova versão do Office para smartphones com o Windows Phone Blue. Segundo a oferta de emprego:

Como líder de desenvolvimento você vai contratar e gerir uma equipa de excelentes programadores, e estará pessoalmente envolvido nas tarefas de concepção e codificação, trabalhando também em conjunto com Gestores de Projectos e Teste homólogos em toda a organização. O objectivo será ajudar a concretizar a visão de construção de uma aplicação Excel de alta qualidade para o Windows Phone Blue

Esta não é a primeira vez que existem rumores da Microsoft estar a preparar uma versão “Metro-based” do seu software de produtividade. Aliás a empresa já se encontra a oferecer o OneNote e Lync como downloads separados para os dispositivos com o Windows 8. Via ZDNet


5 comentários em Windows Blue e Windows Phone Blue confirmados de forma indirecta pela Microsoft

  1. Pedro Bilac

    Créio que a mudança na Nomeclatura para Windows Blue não é uma saída equivocada. Aos poucos o Windows Phone, Windows 8 es´tão caíndo no gosto da gelera, onde se tem um atual mercado de instabilidades entre as gigantes, como é o caso da Google e a Samsung. Está evidente que no final elas querem se tornar uma ” Apple ” com seu próprio aparelho e com seu próprio OS.
    Não sou fã do Android, considero que é um OS ”burro” e admiro o potencial do Windows Phone atual, tem um grande sucesso.

    • Rui Oliveira

      Caro Pedro.

      Concordo quando diz que o Windows Phone tem um grande potencial. É de facto um excelente sistema operativo. Mas, o iOS (Apple) e o Android(Google) são também dois excelentes sistemas que visam satisfazer segmentos de mercados diferentes. O do iOS é o mercado de alta gama onde a estratégia de software é aliada a um smartphone com construção de alta qualidade. O Android é flexível ao ponto de poder ser usado em smartphones de alta e baixa Gama. O problema do Windows Phone e em especial da Microsoft, foi ter chegado demasiado tarde ao mercado móvel. E sinceramente apesar de alguns pontos inovadores do Windows Phone não vejo em que dos dois mercados cobertos pelo iOS e o Android o Windows Phone se enquadra, porque segundo os números as duas anteriores plataformas cada vez crescem mais. Isto denota uma satisfação do consumidor embora o Pedro possa considerar que não gosta do Android, Mas lá que as duas plataformas vendem, isso vendem sem dúvida.

      Quanto à Microsoft tem que fazer algo mais e inovar em pontos que tornem o Windows Phone uma plataforma mais cativante. Por exemplo algo onde podiam melhorar efectivamente na minha opinião é na quantidade de aplicações que têm na Windows Store que na minha opinião, quer ao nível de quantidade e ao nivel de qualidade, é bastante fraca quando comparada com o IOS e Android.

      • Ferreira Felipe

        Rui, ñ é q denote uma satisfação do consumidor, mas sim devido a falta de opção… visto q o iOS é muito elitizado, ou seja, é muito caro (o que pra mim nada justifica os altos preços)… e o Android… tenha dó… parece q esse sistema nunca termina… trava muito… tem muitos erros… (eu já testei em todos os aparelhos, do mais barato ao mais caro)… sem falar q realmente é muito xoxo, Pedro (minha opinião)… já o Windows vem pra balancear a oferta e realmente creio q vá fazer a diferença (o grande paço para isso seriam os preços, se fizerem aparelhos populares, assim como o 620 ñ vai ter pra ninguém)… o Win8 é de muita qualidade, muito refinado…

        Tem muita gente insatisfeita com o Android, menos aqueles q ñ o utilizam plenamente ou os fanboys…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *