Mobile, Notícias

Windows Phone 8 vai permitir actualizações


A Microsoft anunciou que o seu sistema operativo móvel Windows Phone 8 vai permitir actualizações no futuro, ao contrário do que aconteceu no Windows Phone 7 e que deixou muitos de seus utilizadores com uma versão desactualizada deste sistema operativo. A nova política de actualizações vai permitir à Microsoft disponibilizar correcções e novas funcionalidades de forma mais atempada aos utilizadores do Windows Phone 8.

Greg Sullivan, gerente de marketing da Microsoft, deu uma entrevista à PCMag onde afirmou: “Nós vamos ter uma estratégia de actualização daqui para a frente. O Windows Phone 8 pode evoluir. Temos uma arquitectura que permite a portabilidade e é fundamentalmente independente do hardware.”

Sullivan refere que a Microsoft não quer ser como as empresas que anunciam a sua próxima gama de dispositivos com meses e meses de antecedência. Pelo contrário, a Microsoft quer se focar na oferta actual de smartphones com o Windows Phone 8, e melhorar a experiência de seus usuários, tanto quanto possível.

O responsável de marketing a Microsoft declarou ainda que: “Como o mercado evolui e as devido às necessidades dos clientes assim o exigirem, nós vamos avaliar todas as opções. Isto não quer dizer que não haverá mais nenhum dispositivo Windows Phone 8 durante algum tempo. Eu não ficaria surpreso de ver alguns dispositivos novos e empolgantes no decorrer dos próximos meses “.

Como já referimos anteriormente uma das actualizações para os smartphones com o Windows Phone 8 será o Windows Phone Blue Esta informação foi acidentalmente revelada num anúncio de emprego para a contratação do responsável sénior de desenvolvimento que teria as funções de ajudar a projetar uma renovada aplicação ‘Excel’ para esta actualização.

No entanto, permanece alguma incerteza em relação a se o Windows Phone Blue virá antes ou depois da actualização Windows Phone 8 GDR2 que tem sido também apontada como certa nas últimas semanas. Aliás como muitas empresas no processo interno de desenvolvimento usam nomes de código não nos surpreenderíamos que ambas designações digam respeito à mesma actualização.

De qualquer forma, o facto do Windows Phone 8 permitir actualizações é na nossa opinião um passo na direcção correcta. Na altura em que o Windows Phone 8 foi anunciado surgiram na internet verdadeiras ondas de indignação de proprietários que tinham smartphones com o Windows Phone 7 e não poderiam actualizar para a nova versão.

Em especial este cenário verificou-se por parte de quem adquiriu o Nokia Lumia 900 poucos meses antes do Windows Phone 8 ser anunciado. Este cenário prejudicou a imagem da Nokia mas também da Microsoft que até há altura tinha uma reputação quase inócua relativamente ao seu Windows Phone 7. Afinal, a Microsoft tinha garantido quando surgiu o Windows Phone 7, que a fragmentação existente no Android não iria acontecer na sua plataforma. A realidade é que foi precisamente neste ponto vítima da sua estratégia ao tentar evoluir a plataforma Windows Phone.

Contudo acreditamos que as actualizações poderão ser mais constantes porque o Windows Phone 8 possui uma tecnologia muito mais modular e adaptada às tecnologias dos smartphones mais recentes. E também porque a Microsoft normalmente é uma empresa que aprende com os seus erros. Via PCMag


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *