img_zte_alcatel_firefoxos_01 Internet, Mobile, Notícias, Tecnologia

ZTE e Alcatel apresentam primeiros smartphones com o Firefox OS


Já era esperado que a Mozilla fizesse alguns anúncios importantes na Mobile World Congress (MWC). Foi por essa razão sem surpresa que a autora do Firefox, apresentou o ZTE Open e o Alcatel One Touch Fire os primeiros smartphones com o Firefox OS. Ao que tudo indica, estes smartphones “low-cost” vão chegar ao Brasil e a Portugal ainda este ano.

ZTE Open

img_zte_alcatel_firefoxos_02

O ZTE Open terá sido o primeiro modelo com Firefox a merecer a atenção da imprensa. Trata-se de um dispositivo com um ecrã de 3.5 polegadas (HVGA) e uma construção à base de plástico. Até aqui nada de surpreendente já que a ZTE não é propriamente conhecido por utilizar os melhores materiais do mundo.

Uma cuidada observação às características revelam que o ZTE Open é apontado ao segmento de baixo custo, já que possui um processador Qualcomm Cortex A5 de 800Mhz, 256 MB de RAM e 512 MB de memória interna (expansível por intermédio de cartão microSD). Aliás a própria resolução do ecrã fica-se por uns tímidos 480 x 320 o que é por si só caracterizante do segmento de mercado.

A câmara traseira de 3.2 megapixeis acaba por ser suficiente para quem raramente tira fotografias em ambientes pouco iluminados. Wifi, bluetooth e GPS são o que podemos esperar na vertente da conectividade associada a este smartphone com o Firefox OS. O ZTE Open estará disponível em duas cores, o laranja que vemos acima e azul escuro.

Alcatel One Touch Fire

img_zte_alcatel_firefoxos_03

A marca francesa é o outro parceiro da Mozilla a avançar para já com um modelo. O One Touch Fire, é à semelhança do ZTE Open, um smartphone de pequenas dimensões. Aliás é curioso observar que ambos contrastam com a tendência actual no mercado de smartphones, contudo a poupança nos materiais terá certamente sido a razão principal para dimensão destes modelos.

O Smartphone da Alcatel é baseado no design de referência Keon, apresentado pela Mozilla de modo a servir como base para os seus parceiros desenvolverem dispostivos com o Firefox OS. O One Touch Fire, possui um ecrã de 3.5 polegadas HVGA (multitouch) e chipset Qualcomm Snapdragon S1 (1GHZ). Pode ainda contar com 256MB de memória RAM, e 512MB de armazenamento, expansível com cartão microSD.

Os potenciais proprietários deste smartphone não terão que se preocupar em comprar um cartão microSD já que a Alcatel inclui de fábrica um cartão micro SD de 2GB. À semelhança do modelo da ZTE pode contar ainda com uma câmara de 3.2 megapixeis. Quanto à conectividade pode esperar por suporte para WiFi 802.11b/g/n, Bluetooth 3.0, GPS e Rádio FM radio. Este modelo estará disponível em 7 tons de cores embora a Alcatel não tenha avançado para já quais serão essas cores.

Outros parceiros e Disponibilidade

A Mozilla afirmou que os primeiros mercados a verem os primeiros Smartphones Firefox OS serão o Brasil, Colômbia, Hungria, México, Montenegro, Polónia, Sérvia, Espanha, e Venezuela. No total a criadora do Firefox estabeleceu parcerias com 18 operadoras móveis. O Firefox OS também estará disponível mais tarde em Portugal devido à TMN fazer parte da lista de operadoras no site da Mozilla que vão comercializar dispositivos com o sistema operativo. Além de contar com parceiros como a Alcatel e ZTE a Mozilla também se aliou numa primeira fase com a Huawei e a LG.

Para já as datas em que os primeiros dispositivos Firefox OS chegarão ao mercado estão dependentes das operadoras em cada país. Contudo, é esperado que pelo menos o modelo da Alcatel esteja disponível em Junho deste ano no mercado da América Latina e Europa.

Também não foram avançados preços para qualquer um dos equipamentos. Apesar deste aspecto, com base nas características não será difícil perceber que estes modelos apontam para um segmento de baixo custo, devido a se equiparem a nível de características a alguns modelos Androids à venda em meados de 2011. Por essa razão qualquer valor muito acima dos 60 euros (155 reais) parece-nos irrealista se a Mozilla (e os seus parceiros) querem vingar num mercado já populado por soluções Android de baixo custo.

Apresentação Firefox OS.

Além do anúncio dos dispositivos com o novo sistema operativo móvel a Mozilla aproveitou para anunciar de forma oficial a disponibilidade do Firefox OS. A data foi assinalada para a Mozilla promover a plataforma junto de entusiastas ou programadores que desejam contribuir quer no desenvolvimento da plataforma ou no desenvolvimento de aplicações.

Como toda a infraestrutura do Firefox OS se baseia em standards abertos como o HTML5 o custo de migrar qualquer aplicação web para uma aplicação compatível com o Firefox OS é, segundo a Mozilla, bastante residual.
Do ponto do vista dos utilizadores desta plataforma, à partida poderão ter acesso a aplicações e jogos de várias produtoras ou serviços web conhecidos como a AccuWeather, Box, Facebook, Twitter, Disney Mobile Games, EA Games, Pulse News, SoundCloud e SporTV (entre muitas mais).

Pode assistir de seguida a um curto vídeo onde Jay Sullivan da Mozilla demonstra o Firefox OS:

Via: Mozilla


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *