Google-Play-Logo

Aplicativos para bloquear anúncios foram removidos do Google Play


A Google resolveu interditar os aplicativos que bloqueiam a publicidade. Os desenvolvedores  do Adblock Plus, AdAway e AdFree foram informados da remoção dos seus softwares da loja de aplicativos para Android, Google Play.

De acordo com a Google, os aplicativos que impedem a exibição de anúncios não respeitam as condições de utilização aceites pelos desenvolvedores.

Nos termos de utilização pode ler-se o seguinte:

4.4 Usos proibidos (Utilizaçáo proibida). Você concorda que não irá exercer nenhuma atividade através do Android Market  (incluindo o desenvolvimento ou distribuição de produtos) que impeça, interrompa, cause danos e (ou) envolva o acesso não autorizado a dispositivos, servidores, redes ou outros bens pertencentes a terceiros, incluindo, sem limitação , os usuários do Android, do Google ou qualquer outro operador da rede móvel.”

Certamente os criadores de tais aplicativos não estavam à espera desta atitude , mas esta tomada de posição não é difícil de entender. A maioria das receitas da Google são provenientes da publicidade,  ao bloquearem os anúncios, os aplicativos em questão, fazem com que a Google deixe de ganhar dinheiro (menos exibições = a receitas menores).

AdBlock Já estava na mira do Google

A medida surge no seguimento de outras que já foram tomadas contra a Adblock, o aplicativo de bloqueio de publicidade mais popular. Em dezembro o aplicativo deixou de aparecer nos resultados de pesquisa do Chrome Web Store, da loja de aplicativos do navegador da Google.

Chrome Web Store

“Estou consciente de que as receitas de publicidade são importantes para o Google, mas o Adblock Plus não bloqueia todos os anúncios automaticamente. Nós simplesmente damos aos usuários a opção de bloquear ou autorizar “, disse Até Faida, co-fundador do Adblock Plus.

Os usuários do  Adblock Plus ainda podem utilizar o aplicativo, no entanto as atualizações não poderão ser feitas via Google Play.A partir de agora terá que ser feita a a partir do site do aplicativo.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *