Mobile, Software, Tecnologia

BetterBatteryStats – afinal o que anda a consumir a bateria do seu Android?


Os Smartphones permitem-lhe instalar um conjunto de aplicações que abrem um leque vasto de possibilidades para o seu telefone. Mas existe uma grande desvantagens de ter muitas aplicações instaladas. A determinada altura pode ver reduzida significativamente a autonomia do seu smartphone devido a aplicações pouco optimizadas. Deseja encontrar estas aplicações? Então o BetterBatteryStatus irá ajudá-lo.

Se a bateria do seu smartphone Android está a se esgotar um pouco mais rápido do que poderia imaginar, então pode encontrar no BetterBatteryStats o seu companheiro ideal para o ajudar a saber quais as aplicações que estão a consumir demasiada bateria. O BetterBatteryStats segue as mesmas linhas orientadoras da funcionalidade “Utilização de Bateria” que vem incluída por omissão nas definições do Android. Contudo esta pequena aplicação é muito mais completa do que a função nativa do Android. Mas para que perceba o principal conceito da aplicação, começamos por lhe explicar algumas noções básicas:

Wakelocks Parciais e o porquê da sua importância.

Wakelocks ou para ser mais preciso Partial Wakelocks (Wakelocks Parciais) é uma classe de eventos do Android que ajuda os programadores de aplicações a ter certeza que funcionalidades importantes da sua aplicação não são interrompidas.

O seu Smartphone pode de forma simplificada e conforme o cenário de uso, se encontrar em um de três estados possíveis:

  1. Acordado com ecrã/tela ligado
  2. Acordado
  3. Dormir (estado que o telefone passa mais tempo em condições normais)

Assim que o deixa de utilizar o seu Smartphone ele transita do estado (1) para (2) e, posteriormente do estado (2) para o (3). Sempre que , por exemplo vê o seu email, está a utilizar o seu Smartphone no estado (1) e irá continuar neste estado enquanto estiver a interagir com ele. Assim que parar de usar o smartphone o objectivo do Android será o de o transitar até ao estado (3) o mais rapidamente possível (para reduzir o consumo da bateria).

É neste contexto que os Wakelocks são importantes: como nossos smartphones tendem a fazer algum processamento de fundo, alguns desses processamentos são importantes, como por exemplo realizar uma chamada no telefone, ouvir música ou sincronizar contactos. Se estiver ao telefone, por um lado, o seu smartphone pretende transitar para o seu estado natural – ir de (2) a (3) – e, por outro lado você quer que a chamada continue enquanto estiver ao telefone.

Neste último exemplo a aplicação responsável pelas chamadas mantém um evento de Wakelock para evitar que a sua chamada seja “cortada”. Mal termine o seu telefonema, então o seu Smartphone pode finalmente passar do estado (2) para (3). O grande problema é que existem aplicações que abusam deste mecanismo e mantêm muito tempo o seu telefone “activo” (apesar de ter o seu smartphone com o ecrã desligado). Outras aplicações por outro lado, estão pouco optimizadas e recorrem mais frequentemente a Wakelocks do que deveriam.

Utilização do BetterBatteryStats

É aqui que o BetterBatteryStats tem um papel fundamental. Esta pequena ferramenta permite detectar estes Wakelocks parciais e ajudá-lo a diagnosticar qual as aplicações que estão a ter um maior impacto na autonomia do seu Smartphone. Depois de instalar o BetterBatteryStats, basta deixá-lo a correr em fundo já que o mesmo instala um serviço não intrusivo para monitorizar o seu Smartphone. Entretanto você pode usar o telefone de forma absolutamente normal e realizar as suas tarefas normais como se nada tivesse acontecido.

img_bbs_03

Depois de umas horas de execução ou um dia de trabalho (recomendado), poderá abrir a aplicação e terá acesso a um conjunto de informação que lhe irá permitir construir um perfil fidedigno de como o seu smartphone utiliza a bateria. Deve seleccionar o menu “Other”, na parte superior do ecrã para ter acesso a uma listagem de como as aplicações utilizaram a bateria no seu sistema. Pode ordenar a visualização dos dados por aplicações que estão a usar a sua rede celular, quais as aplicações que estão a consumir mais ciclos de CPU, e por Alarmes (entre outras opções).

O menu mais útil aqui é a listagem por “Partial Wakelocks“, que mostra quais são aplicações que têm alocadas Wakelocks Parciais sobre o telefone. Estes são os aplicativos que impedem o telefone de entrar no modo (3) quando não estiver em utilização, o que podem ter um impacto significativo na autonomia da bateria.

Por exemplo, se encontrar numa das listagens o serviço NetworkLocationLocator com uma contagem elevada de Wakelock Parciais, isso significa que o Google Maps passou algum tempo a verificar sua localização. Muitas vezes este cenário é causado pelo Google Latitude. Neste cenários, se for um serviço que não usa pode desactivá-lo nas definições do Google Maps.

img_bbs_02

Em alguns casos aplicações como o Facebook, WhatsApp ou Google+ podem ser uma fonte importante e desnecessária de Wakelocks. Se descobrir que de facto estas aplicações são a principal causa não necessita de as desinstalar. Basta por exemplo desactivar as notificações que fazem com que as mesmas regularmente “acordem” o seu Smartphone.

Claro que não é obrigado a desactivar nada ou a desinstalar aplicações, aliás o BetterBatteryStats não permite fazê-lo. Trata-se apenas de uma ferramenta muito útil de monitorização que o permite informar do que anda a consumir a sua bateria. Como deve proceder a partir daí, é consigo!

Esta aplicação pode não ser fácil de interpretar para os utilizadores menos técnicos. Por essa razão o autor disponibilizou um tópico onde presta suporte gratuito, e onde qualquer pessoa pode submeter informação monitorizada por esta aplicação (a opção “Dump to File” permite-lhe gerar esta informação). O BetterBatteryStats suporta versões do Android iguais ou superiores à versão 2.1. Pode descarregar a aplicação de forma gratuita no site oficial do XDA Developers ou ajudar o autor desta aplicação e comprar a aplicação no Google Play.

Sistema Operativo: Android 2.1 ou Superior
Download: BetterBatteryStats (Google Play)
Download Gratuito: BetterBatteryStats (XDA Developers)


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *