Internet, Jogos

Bombermine – Um clássico para jogar gratuitamente online


Não nos conseguimos lembrar de quando foi a primeira vez que experimentámos um jogo da saga Bomberman. Mas lembramos-nos de o sucesso destes títulos ter começado mais ou menos na altura do Commodore Amiga a propósito do clássico Dyna Blaster. Desde então o jogo marcou presença em quase todos as plataformas de jogos. Apesar disso, um fã tentou recriar o jogo com alguns novos itens e suporte para multiplayer. E assim nasceu o Bombermine.

Embora o Bombermine seja uma versão desenvolvida por um entusiasta que nada tem a ver com os criadores do Bomberman (Hudson Soft) é uma fiel adaptação do original. Aliás o Bombermine parte de uma fórmula conhecida e adiciona a capacidade de multiplayer através de um ambiente online até um máximo de 1000 jogadores simultâneos. Sim, são bastantes jogadores mas pode escolher qual o servidor que se quer ligar. Actualmente, há quase sempre centenas de jogadores em cada servidor e, enquanto você não vai encontrá-los todos devido a cada mapa ser muito grande, é certamente divertido saber que terá muitos adversários para derrotar.

O Bombermine é jogado em rondas para dar a todos a mesma chance de ganhar. A mecânica/objectivo do jogo ainda é a mesma. Você “encarna” um Bomberman que pode largar bombas no mapa. As bombas são usadas para, aniquilar os outros jogadores que estão dentro do raio de explosão da bomba e para destruir blocos. Por cada bloco que você destruir, há uma chance de que encontre um item debaixo dele. Os itens que pode encontrar variam de bombas extras para aumentar o alcance da explosão, aumentar o raio da explosão de cada bomba, ou a capacidade de lançar bombas enquanto você está em movimento.

img_bombermine_02

Para tornar a mecânica do jogo mais interessante, foram adicionados elementos adicionais relativamente à franchising original. Existem, por exemplo diferentes tipos de blocos onde alguns não são tão facilmente destruídos e outros são indestrutível. Outros novos elementos como a existência de arca ou setas que permitem que você só se mova na direcção que elas apontam, demonstram algumas novas adições a este jogo.

No que se refere a bombas, você começa cada ronda com uma bomba simples mas à medida que evolui começa a ter acesso a um conjunto de bombas avançadas. Existe por exemplo uma bomba controlada por rádio que você pode detonar remotamente, uma bomba “Nyan”, inspirada no fenómeno viral do Nyan Cat, que é talvez a bomba mais destrutiva do jogo.

Contudo estas capacidades que referimos são apenas uma gota no oceano. Você pode experimentar mudanças de status enquanto você se move para certas regiões no jogo. Isto permite-lhe conquistar “poweups” poderosos, como a invulnerabilidade e invisibilidade, ou ter sobre você efeitos negativos levando a que se transforme no Nyan Cat ou no Kenny da popular série de animação Southpark.

No que se refere aos modos de controlo você pode escolher se mover com as teclas referentes às setas de direcções ou através das teclas WASD no teclado, e usar a tecla espaço ou a letra k para largar bombas. As bombas são detonadas por rádio com Ctrl ou l, a tecla Q permite mudar para o modo de “Eagle-eye “, a tecla Enter permite conversar no chat do jogo, e a tecla P alterna para o modo de ecrã inteiro.

Você também pode entrar e ficar em modo de fantasma (observar um jogo), o que pode ser útil para esperar até que uma ronda chegue ao fim, porque afinal torna-se difícil avançar numa ronda que entrou a meio, devido a alguns jogadores já estarem apetrechados de bombas. Cada ronda tem a duração de 20 minutos mas à medida que for jogando e for-se entretanto verá que sem dar por si pode facilmente perder 1 hora neste jogo.

É de facto um óptimo entretém para passar os tempos mortos e reviver os tempos nostálgicos do seu Amiga onde o Dyna blaster era um dos jogos mais viciantes e perfeitos para jogar com a sua família ou amigos. Sem mais demoras utilize o seu browser para jogar o Bombermine através do seguinte link: http://www.crazygames.com/game/bombermine


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *