Notícias, Sistemas Operativos, Software, Tecnologia

CentOS 6.4 disponível para download com suporte Microsoft Hyper-V


O Linux é um sistema operativo adequado por excelência para vários cenários no sector empresarial que vão desde o uso em uma intranet até à sua utilização em servidores web disponíveis para milhares de clientes. Por essa razão a Red Hat é uma das principais beneficiárias do segmento empresarial no mundo do Linux. Mas e para quem não quer ou não pode adquirir o Red Hat Enterprise Linux? Nestes casos o CentOS é uma solução de qualidade que, nesta última versão, adiciona suporte para a tecnologia Microsoft Hyper-V.

O CentOS é uma distribuição Linux optimizada para o sector empresarial, derivada de fontes fornecidas gratuitamente ao público pela Red Hat. Devido às características Open Source do Linux, a Red Hat é obrigada a publicar o código fonte que usa na sua distribuição de Linux empresarial bem como as suas actualizações / correcções. Basicamente o que a comunidade por detrás do CentOS faz é aproveitar o código disponibilizado pela Red Hat e adiciona o seu próprio “branding” (imagem de marca).

A nova versão 6.4 e traz como novidade muitas correcções de bugs, actualizações e adição de novas funcionalidades. Os usuários podem actualizar a partir de CentOS 6.3 ou de qualquer outra versão no ramo 6.x. O processo é simples e tudo o que necessita é executar o comando “yum update” na consola.

É recomendado executar o comando “yum list updates” antes de iniciar a actualização, já que poderá obter uma lista de pacotes que vão ser actualizados. Para verificar se você está realmente numa versão da série 6.x do CentOS-6.3, execute o seguinte comando:

rpm-q centos-release

O CentOS-6.4 baseia-se na mesma versão da Red Hat (Enterprise Linux 6.4) e inclui pacotes de todas as variantes. Todos os repositórios “upstream” foram combinados em um só, para tornar mais fácil para os usuários finais actualizarem o seu sistema. De seguida deixamos os principais destaques da nova versão.

Principais novidades do CentOS 6.4:

  • Foram adicionados drivers Hyper-V da Microsoft adicionados para permitir que CentOS execute de forma mais eficiente quando instalado como máquina virtual num servidor Microsoft Hyper-V.
  • As bibliotecas Samba4 (disponível no pacote Samba4-libs) foram actualizadas para a versão mais recente para melhorar a interoperabilidade com domínios do Active Directory (AD).
  • Conforme anunciado nas Notas de lançamento do CentOS-6.3 , o pacote matahari está obsoleto. O CentOS-6.4 inclui uma última actualização que deve remover todos os vestígios deste pacote.
  • Os pacotes dev86, iasl, e qemu-guest-agent foram adicionados à versão do CentOS para arquitectura de processadores i386.

img_cento64_02

Caso não possua ainda instalado o CentOS deixamos de seguida o link directo onde pode descarregar gratuitamente algumas imagens da popular distribuição empresarial de Linux.

Site Oficial: CentOS
Download CentOS 6.4: Mínima (i386)
Download CentOS 6.4: Net Install (i386)
Download CentOS 6.4: DVD 1 e DVD 2 (i386)
Download CentOS 6.4: Mínima (x86_64)
Download CentOS 6.4: Net Install (x86_64)
Download CentOS 6.4: DVD 1 e http://ftp.dei.uc.pt/pub/linux/CentOS/6.4/isos/x86_64/CentOS-6.4-x86_64-bin-DVD2.iso (x86_64)

Outros Downloads e Mirrors para i386 estão disponíveis aqui e para x86_64 estão disponíveis aqui.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *