Google Now Mobile

Google Now vai entender e falar português em breve


Em breve o Google Now contará com suporte ao idioma português do Brasil. O aplicativo, compatível com smartphones e tablets rodando o Android 4.1 Jelly Bean em diante, funciona como uma espécie de assistente virtual e foi, claramente, inspirado na Siri, da Apple. Este, por sua vez, lançado junto com o iPhone 4S. A expectativa em relação ao Now é que ele seja capaz de entender e dar respostas em português usando a voz. O serviço também terá suas funcionalidades ampliadas no país futuramente.

A informação veio diretamente de Hugo Barra, o vice-presidente do Android, durante o lançamento do smartphone Nexus 4 no Brasil. Embora não tenha falado em datas, o executivo prometeu que o Google Now ganhará vários recursos novos muito em breve. A proposta do serviço do Google é se antecipar ao usuário e oferecer informações úteis e relevantes antes mesmo que ele solicite. Por enquanto os dados estão disponíveis no Brasil em forma de cards com imagens textos.

Hoje o aplicativo já vem instalado em alguns aparelhos, incluindo o smartphone recém-lançado do Google, mas conta com funcionalidades limitadas em relação à versão em inglês, por exemplo. Porém, num futuro próximo, o Google Now permitirá que o usuário brasileiro obtenha informações úteis sobre trânsito, rotas, estabelecimentos comerciais, cinemas,  shows, previsão do tempo e muito mais, do mesmo modo que os americanos já o fazem: usando a voz no seu idioma nativo, sem qualquer gambiarra ou intermediação como acontece com a Siri, da Apple.

Google Now

Google Now vai falar português

Hugo Barra também afirmou que o Google Now terá informações sobre esportes, trazendo informações sobre times de futebol brasileiros. Segundo ele, o Google está em negociação com clubes do Brasil, sem dar muitos detalhes. Ou seja, a espera-se que a versão brasileira do serviço tenha cada vez mais dados locais. No entanto, ainda não há notícias sobre quando outros recursos serão habilitados dentro do Now como informações sobre voo, por exemplo.

Recentemente o Google atualizou o Flight, e agora o serviço conta com dados sobre mais de 500 aeroportos fora dos Estados Unidos. A empresa também acrescentou o suporte a vários idiomas como Espanhol, Francês e Italiano, mas o português não está entre eles.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *