Internet, Mobile, Notícias, Tecnologia

Google renova a imagem da versão Web do Gmail para smartphones e do Gmail Offline.


A Google anunciou uma actualização para a versão mobile (HTML5) da página do Gmail e a versão Offline do Gmail para o Chrome. No geral a Google parece se ter concentrado em melhorias na interface dando especial destaque à integração com as pesquisas no seu mail. A nova versão está disponível (segundo a Google) para os browsers do Android, BlackBerry, iOS, e Kindle Fire. A interface para a aplicação Gmail Offline foi também actualizada.

Antes de proceder à consulta do Gmail no seu browser móvel, confira o seu novo aspecto de seguida:

img_gmail_webmob_offline_02

Relativamente à versão do Gmail Offline o novo design é o seguinte:

img_gmail_webmob_offline_03

A Google não revelou o conjunto de melhorias de forma detalhada relativamente ao que exactamente foi alterado, mas fez referência À aplicação do Gmail, que foi lançada em Dezembro de 2012 para o iPhone e iPad. A empresa diz que muitos usuários iOS gostaram da forma “como a a interface do usuário foi redesenhada nessa versão, assim como a introdução de novos recursos, como a pesquisa melhorada e integração com o Google Calendar.”.

Este motivo levou a Google a lançar a alteração aos seus dois serviços web onde introduz os mesmos elementos da versão iOS. Há quem já refira que o novo visual é o resultado provável da colaboração da equipa do Gmail e do Sparrow, o cliente de email para iOS que a Google adquiriu em Julho de 2012.

No geral os dois serviços são apresentados de “cara lavada” numa vertente minimalista, i.e. sem quaisquer distracções. Imediatamente aos olhos de qualquer pessoa, os serviços são distinguíveis como pertencentes à Google, mas representam ao mesmo tempo um grande avanço relativamente à anterior versão do site móvel. Relembramos que a anterior versão combinava tons azuis com branco, uma constante até há alguns anos atrás em muitos serviços da Google.

Embora o Google tenha melhorado significativamente a sua capacidade de concepção de aplicações móveis, esta nova actualização mostra que empresa ainda está a desenvolver as suas versões web do Gmail (móvel e Offline). Esta não deixa de ser uma excelente notícia para outras plataformas e em especial os amantes de aplicações web. Afinal e em particular, a nova actualização do Gmail para dispositivos móveis, permite trazer o aspecto da aplicação do iOS e das aplicações mais recentes do Gmail no Android, para outras plataformas como o BlackBerry, e Kindle Fire (embora esta baseado no Android).

A plataforma que está ausente de forma notória da lista é o Windows Phone. Dado a disputa em curso do Google com o seu rival, não estamos surpresos em o gigante de Mountain View tenha deixado de fora a plataforma móvel da Microsoft. No final, acaba por ser uma decisão infeliz da Google em não escolher suportar o Internet Explorer do Windows Phone. Afinal este browser é suficientemente rápido e capaz de carregar a nova versão móvel do Gmail e principalmente porque quem fica prejudicado no final são todos os utilizadores do Windows Phone que não têm qualquer culpa da enorme rivalidade entre as duas empresas. Via Gmail no Google+


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *