Nick D'Aloisio Negócios

Tem 17 anos e é o mais novo web-milionário


Nick D’Aloisio tem apenas 17 anos e gosta de programação. De um momento para o outro tornou-se o mais novo web-milionário ao ver uma aplicação que desenvolveu ser comprada pelo gigante Yahoo! por qualquer coisa como 30 milhões de dólares.

Parece que o jovem britânico ainda não caiu em si depois de fechar o negócio: “Gosto de sapatos e vou comprar uns Nike novos e talvez compre um computador novo. Mas o resto vou guardá-lo no banco”, disse D’Aloisio aos jornalistas.

Nick-D'AloisioNick começou a estudar programação com 12 anos e aos 17 alcançou o sucesso com uma app que sumariza as notícias. Desenvolvida há dois anos e colocada em Novembro de 2012 a App Store da Apple, a app gratuita já foi descarregada mais de um milhão de vezes. Chama-se Summly e resume as notícias em tópicos através de um algoritmo criado por Nick que analisa os textos gramatical e estatisticamente para determinar qual a informação mais importante.

D’Aloisio não ficou apenas milionário, ganhou também um bom emprego uma vez que a Yahoo! já contratou os seus serviços. O jovem vai conciliar o trabalho com os estudos. “Começou como um hobby, mas depois apercebi-me de que poderia ganhar dinheiro com isso”.

Certamente não imaginava que poderia ganhar tantos milhões de dólares aos 17 anos.

O valor do acordo alcançado não é conhecido, uma vez que a Yahoo! se recusa a divulgar a verba que pagou a D’Aloisio, mas o jornal London Evening Standard afirma que estará entre os 30 e os 60 milhões de dólares.

A Yahoo! confirmou oficialmente a compra numa nota onde diz:

“Estamos entusiasmados de compartilhar com vocês que adquirimos Summly, uma empresa de produtos para celulares fundada com uma visão para simplificar o modo que conseguimos a informação, mais rápido, mais fácil e de forma mais concisa”.

“Aos 15 anos, Nick D’Aloisio criou o Summly app em sua casa em Londres. Isto começou com uma perspicácia, pois vivemos em um mundo de informação constante e precisamos de novos modos de simplificar como encontramos as histórias que são importantes para nós, com apenas uma olhada”, afirma a Yahoo! em comunicado.

A primeira versão da app despertou o interesse de uma companhia de Hong Kong, que apostou no jovem e se tornou seu parceiro, fazendo chegar outros investidores – como Yoko Ono ou Robet Murdoch –  à start up criada por Nick D’Aloisio, que nunca perdeu o controlo da app e detinha a maioria das quotas. Quando isso aconteceu tinha apenas 15 anos, o que o tornou a pessoa mais jovem de sempre a receber capital de empresas de investimento para desenvolver uma ideia na área da tecnologia.

Assista ao vídeo do lançamento do aplicativo Summly

Summly Launch from Summly on Vimeo.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *