img_galaxy_s4_01 Gadgets, Mobile, Notícias

Samsung apresenta o Galaxy S4 – o smartphone mais potente do mundo.



Os últimos meses têm sido férteis em fugas de informação relativos às várias características que poderiam fazer parte do próximo topo de gama da linha Galaxy. Mas hoje, no evento Samsung Unpacked 2013 que decorreu em Nova Iorque, a Samsung finalmente levantou o véu sobre o Samsung Galaxy S4. As suas generosas características tornam-no pelo menos durante os próximos meses no smartphone a bater pela concorrência. Será que a Apple terá a capacidade de igualar ou superar o Galaxy S4?

No campo da construção o novo Galaxy S4 não apresenta melhorias significativas. Trata-se aliás de um dispositivo à base de uma construção de plástico flexível tal como já tínhamos referido aqui. A Samsung salientou na apresentação que o policarbonato foi o composto adaptado para os acabamentos deste dispositivo. Mesmo ao nível do design do seu antecessor não existem novidades, já que possui as mesmas linhas curvas que caracterizaram o seu antecessor, mas agora num corpo ligeiramente maior.

Mas as aspectos em comum com a anterior geração acabam, depois de uma cuidada análise ao fabuloso ecrã de 5 polegadas (4.99 se quisermos ser precisos) do novo smartphone da Samsung. Trata-se de um ecrã Full HD Super Amoled com uma resolução de 1920×1280 construído à base do vidro Gorilla Glass 3. Trata-se do primeiro Smartphone a incluir a terceira geração do vidro resistente a choque da Corning. No geral e apesar de ser um telemóvel com um ecrã bastante grande é também bastante leve (pesa 130 gramas) e fino (136.6 x 69.8 x 7.9 mm milímetros).

img_galaxy_s4_02

Mas é precisamente nas características técnicas, que pudemos encontrar os principais factores diferenciadores no novo smartphone da Samsung. O Galaxy S4 inclui no seu modelo base o chipset Exynos 5 Octa da Samsung, que como o próprio nome indica possui 8 cores. Trata-se do primeiro Smartphone a usar um chipset “octa-core“. Este processador em especial possui 4 cores a 1.6GHz (para executar aplicações mais exigente) e os restantes 4 cores a 1.2 GHZ para realizar tarefas normais. Pode saber mais sobre a tecnologia presente no Exynos 5 Octa aqui. Em determinados países, que a Samsung não especificou, o Galaxy S4 irá ser comercializado com um Qualcomm Snapdragon S4 Pro, logo nesses casos o octa-core irá dar lugar a um quad-core com uma frequência máxima de relógio de 1.9 GHZ.

O Galaxy S4 vem equipado com uns generosos 2 GB de memória RAM. Também na capacidade de armazenamento não terá problemas em armazenar uma parte significante dos seus dados. A Samsung inclui ainda neste super telefone um armazenamento que pode ir dos 16GB até aos 64GB dependendo das suas necessidades de armazenamento. Este espaço pode ainda ser expandido devido ao Galaxy S4 incluir a possibilidade de adicionar um cartão microSD.

Capturar aqueles momentos em alta resolução não vai ser problema para si, devido ao Galaxy S4 incluir um câmara traseira de 13 Megapixeis com uma lente F/2.1 e uma câmara frontal de 2 megapixeis. As duas câmaras podem funcionar em simultâneo num modo que a Samsung denomina de Dual Camera. A alta resolução da câmara traseira permite a gravação de vídeos no formato 1080p. Quanto às restantes características são bastante standards. Possui conectividade WiFi a / b / g / n, A-GPS, Bluetooth 4.0, NFC e LTE (4G).

Além das especificações técnicas, o Novo Galaxy S4 traz algumas adições à experiência do Android. Em primeiro lugar o ecrã de bloqueio sofreu pequenos ajustes. Por outro lado a versão do Android que a Samsung apresenta está ainda dotada da tradicional interface gráfica TouchWiz que marcou modelos anteriores. A Samsung opta mais uma vez, por uma estratégia diferenciadora ao oferecer a sua própria versão modificada do Android.

img_galaxy_s4_03

Ao nível das novidades o destaque vai para a inclusão de seis novas tecnologia: Air View, Air Gesture,Smart Pause, Smart Scroll, Sound & Shot e S Translator. A tecnologia Air View, permite que tenha acesso a pré-visualizações de ficheiros como imagens ou zonas da reprodução de um vídeo, sem que tenha que abrir os respectivos programas para os visualiza. Com o Air Gesture, pode fazer “swipe” (deslizar para a esquerda / direita) às suas fotografias com a sua mão à frente do Galaxy S4, como se estivesse a tocar no ecrã e a realizar esse gesto.

A tecnologia Smart Pause permite que pause e resuma a reprodução de vídeo conforme esteja ou não a olhar para o ecrã. É uma funcionalidade bastante útil para não perder uma cena importante de um filme devido a uma distracção. A tecnologia Smart Scroll permite-lhe realizar o scroll num browser ou num cliente de email por intermédio dos seus olhos. A tecnologia Sound & Shot, permite tirar uma imagem e associar uma mensagem de voz à mesma. Calculamos que esta imagem com “capacidade de voz” será guardada num formato próprio da Samsung. Finalmente a tecnologia S Translator permite speech to text e text to speech em 9 línguas (incluindo Português).

De forma resumida, destacamos a introdução de tecnologias inovadores como o controle que é realizado pelo movimento dos olhos e a detecção dos movimentos do seu dedo perto do ecrã (ambas por intermédio do uso avançado de sensores de proximidade e câmara frontal). São duas novas funcionalidades a todos os níveis impressionantes da Samsung e que lhe concedem uma vantagem competitiva que será difícil de igualar mesmo da parte da Apple.

O Samsung 4 introduz dois novos aplicativos na área de saúde e Segurança. O Samsung S Health permite combinar um conjunto de sensores e monitorizar a sua saúde, e ajudá-lo a melhorar os seus hábitos de vida. Este software permite ainda verificar facilmente a sua saúde actual através da inclusão de um diário alimentar, diário de exercício e ciclos de descanso. O Samsung Knox oferece-lhe as ferramentas para gerir de forma segura no seu Galaxy S4, o seu fluxo de trabalho e o seu tempo de lazer. A Samsung não avançou muitos detalhes acerca desta nova funcionalidade, mas é claramente apontada para o mercado empresarial.

Confira de seguida um resumo das principais características:

  • Chipset: 1.6GHz Samsung Exynos 5 Octa (8 cores) ou 1.9Ghz Qualcomm Snapdragon S4 Pro (4 cores)
  • Memória RAM: 2GB
  • Armazenamento: 16, 32 e 64 gb (consoante o modelo)
  • Expansibilidade: Micro SD até 64gb
  • Dimensões: 1136.6 x 69.8 x 7.9 mm
  • Ecrã: 4.99 polegadas, Full HD Super AMOLED (1,920 x 1,080 pixels) com 441ppi
  • Câmara: Frontal: 2.1MB, Traseira: 13MP Dual com LED flash
  • Conectividade: Wifi, 3G, 4G (HSPA+ e LTE), GPS, NFC, Bluetooth 4.0 e Infrared LED
  • Bateria: 2600 mAh
  • Peso: 130 gramas
  • Sistema Operativo: Android 4.2.2 (Jelly Bean)
  • Cores:Branco, Azul

Assista ao vídeo oficial da Samsung que resume bastante bem as características do Galaxy S4:

O Galaxy S4 está previsto para ser lançado inicialmente na Europa e os Estados Unidos da América no terceiro trimestre deste ano. Não existe ainda informação acerca da disponibilidade no Brasil. Para já a Samsung ainda não anunciou também os preços dos vários modelos, por essa razão iremos actualizar este artigo assim que essa informação for anunciada pela Samsung.

O Samsung Galaxy S4, arrasa completamente o HTC One que em termos práticos teve por pouco tempo o estatuto do melhor Smartphone Android da actualidade. Aliás com as características que a Samsung apresenta principalmente ao nível do processamento, leva-nos a perguntar se a Apple será mesmo capaz de estar à altura de lançar um iPhone com características tão generosas como o Galaxy S4? Teremos que esperar pela “resposta” da Apple ao que todos já referem como o “iPhone Killer”.

Actualização:

Pode assistir à cerimónia de apresentação do Galaxy S4 de seguida (começa a partir do minuto 40):

Via: Samsung Mobile Press


12 comentários em Samsung apresenta o Galaxy S4 – o smartphone mais potente do mundo.

  1. Ferreira Felipe

    Tudo muito moderno, salvo se ñ fosse o bugs do android… q é um nojo… parece q esse sistema nunca fica pronto afff…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *