Mobile, Notícias

Xperia SP e Xperia L – as novas ofertas de média gama da Sony


A Sony lançou dois novos smartphones Android – o Xperia SP e Xperia L. Os novos Smartphones da multinacional japonesa são claramente vocacionados para competir no mercado de dispositivos móveis de média gama. Contudo, os equipamentos oferecem capacidades multimédia bastante competitivas. Conheça os novos elementos da família Xperia da Sony.

Xperia SP – A excelência da alta definição num design premium

Dos modelos agora apresentados o destaque vai claramente para o Xperia SP. Este novo modelo caracteriza-se logo no início pelo design atraente e construção que evidenciam a aplicação das mais recentes tecnologias de fabrico. A Sony aplicou no Xperia SP uma técnica de fabrico de moldagem do alumínio de modo a criar a a estrutura de metal que o rodeia. Este processo concebe uma elegância e uma qualidade de construção diferenciadora a este equipamento.

img_xperia_sp_l_02

Rodeado por esta estrutura de metal está um generoso ecrã de 4.6 polegadas 720p (1280×720 pixeis). Para melhorar a experiência visual do ecrã, a Sony inclui a tecnologia Mobile BRAVIA Engine 2 que incrementa de forma notória o contraste e as cores da imagem reproduzida. A durabilidade deste ecrã encontra-se certificada pelo símbolo de qualidade “Gorilla Glass”, o que por si só apresenta todas as garantias de um ecrã TFT resistente a riscos. O Xperia SP mede 130.6 x 67.1 x 9.98 mm e pesa 155g. Não se trata de um smartphone tão leve como o Galaxy S4 da Samsung, mas isso justifica-se devido à construção à base de alumínio do novo dispositivo da Sony

Como unidade de processamento central, este novo dispositivo inclui um chipset Qualcomm® Snapdragon™ S4 Pro a 1.7GHZ (Dual-core), bastante capaz de realizar as suas tarefas quotidianas com a ajuda de 1GB de memória RAM. E por falar no seu quotidiano, a qualidade da câmara é uma propriedade importante de um smartphone permitindo capturar aquele momento único. O “know-how” na construção de máquinas fotográficas da Sony é colocado ao serviço do Xperia SP que vem equipado com uma câmara de 8 Megapixeis com a tecnologia de Exmor RS. Esta inovação é uma evolução da tecnologia usada no sensor de imagem da câmara que permite reduzir ruído na imagem. Poderá guardar as suas fotos, videos e outros dados numa memória interna com a capacidade de 8GB,

No campo da conectividade além de poder conter com os habituais opções de conectividade que compõem um Smartphone (Wifi, Bluetooth 4.0, aGPS) pode ainda utilizar a tecnologia NFC para emparelhar este dispositivo com outros acessórios e dispositivos que suportam a mesma norma e suporte 4G LTE. Todas estas opções de conectividade não afectam a duração da bateria do Xperia SP que suporta 18 horas e 53 minutos em conversação e 734 horas em Standby. Isto significa que em condições normais este modelo da família Xperia será capaz de chegar ao final do dia sem ter que o ligar à tomada.

O Xperia SP inclui a versão 4.1 Jelly Bean do Android e estará disponível em três cores: branco, vermelho e preto.

Xperia L – Uma magnífica experiência de fotografia num Smartphone

Depois de uma cuidada análise às características principais do Sony Xperia SP, é difícil olhar para o Xperia L de outra forma que não uma versão “simplificada” do modelo anterior. A Sony como é evidente sacrificou algumas das características no Xperia L em prol de um preço mais baixo. Como a empresa nipónica, não referiu o preço deste dispositivo teremos que esperar para ver as primeiras unidades nas montras e ver face à concorrência se os sacrifícios são razoáveis.

img_xperia_sp_l_03

O Xperia L possui um ecrã TFT de 4.3 polegadas capaz de uma resolução de 854×480 pixeis. Se a resolução e o tamanho do ecrã lhe parecem compromissos razoáveis em relação ao SP, atenção… não vai querer deitar este Smartphone ao chão devido a não possuir um ecrã Gorilla Glass. Devido a este equipamento possuir uma construção mais regular à base de plástico, tem uma implicação no peso. Este dispositivo Xperia mede 128.7 x 65 x 9.7 mm e pesa uns bastante razoáveis 137 gramas.

Outros dos compromissos para tornar este modelo mais atractivo à gama média/baixa do mercado Android, está claramente evidente na inclusão de um chipset com uma tarefa mais modesta de processamento. O chipset Qualcomm MSM8230 1 GHz (dual-core) é um “downgrade” bastante evidente em relação ao Xperia SP e certamente irá lhe levantar dúvidas se a utilização intensiva no campo do processamento gráfico (jogos), o fará ou não optar por este modelo.

Mas como gostamos de ver cada Smartphone de uma perspectiva positiva, também existem boas notícias que devemos salientar. Por exemplo a câmara de 8 MP do Xperia L inclui a mesma tecnologia usada no sensor de imagem da lente do Xperia SP (Exmor RS). Aliás o próprio slogan da Sony segmenta este Smartphone para uma camada da população mais jovem e dinâmica em que a fotografia é a principal característica.

O dinamismo do quotidiano, exige dos Smartphones que estejam preparados para uma utilização intensiva, e em última análise, põe à prova a bateria de qualquer Smartphone. Contudo, neste aspecto que a Sony poderia ter ido mais longe na nossa opinião. O Xperia L aguenta 8 horas e 30 minutos em conversação e 498 horas em modo Standby até necessitar de ser ligado à corrente. É um facto que o ecrã do Xperia L é menor e em teoria consome menos do que o do Xperia SP, o que por si só pode justificar uma bateria com menor capacidade. Contudo, as diferenças de autonomia são muito significativas entre os dois modelos (com claro benefício para o Xperia SP).

Outro aspecto positivo encontra-se na capacidade de armazenamento, visto que a Sony não cortou nas características e inclui 8GB de memória interna e 1GB de memória RAM. A conectividade NFC, e as restantes opções como Wifi, Bluetooth 4.0, e aGPS fazem parte das capacidades de comunicação do Xperia L, mas… este modelo não inclui suporte para redes 4G. À semelhança do modelo anterior a Sony escolheu lançar para o mercado o Xperia L com o Android 4.1 (Jelly Bean) em tons de branco, vermelho e preto.

O Sony Xperia SP e Xperia L estarão disponíveis no segundo trimestre deste ano em mercados seleccionados. Para já a Sony não anunciou os preços recomendados para cada um dos dispositivos, nem mercados onde será comercializado.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *