Mobile, Notícias, Tecnologia

Archos apresenta nova linha de smartphones Dual-Sim Platinum e Carbon


Embora fabricantes como a HTC, Nokia ou Samsung concentrem a generalidade da atenção dos media, existe uma empresa francesa bastante reputada no âmbito dos Smartphones. A Archos anunciou a disponibilidade dos Smartphones Dual-Sim Archos 35 da linha Carbon e Archos 50 e 53 da linha Platinum. Conheça os novos smartphones com uma versão não adulterada do sistema operacional Android da Google.

Archos 53 Platinum – o topo de gama

O Archos 53 Platinum é de facto o topo de gama da linha Platinum da marca francesa. Ao nível da construção não há nada a salientar sendo este dispositivo coberto por uma construção à base de plástico. Aliás, as suas linhas que terminam com os cantos arredondadas não deixam de transparecer claras semelhanças com modelos como o Nexus 4 ou mesmo o mais recente Samsung Galaxy S4.

É certo que nem a LG nem a Samsung (ou mesmo o iPhone para todos os efeitos) inventaram os cantos arredondados. Contudo as semelhanças são mais evidentes em especial quando comparado com Galaxy S4, se tivermos em consideração que o 53 Platinum, possui um generoso ecrã de 5.3 polegadas IPS com uma resolução 960 x 540 pixeis e uma densidade de pixeis de 220 DPI. Aliás as medições de 153.6 x 78 x 9.25mm e um peso de 189.9 g revelam bem as dimensões deste modelo.

img_archos_platinum_carbon_dualsim_02

Quanto à tarefa de processamento está entregue a um Qualcomm Snapdragon S4 Play (8225Q) quad-core com uma frequência de relógio de 1.2GHz. O bom poder processamento é aliado a um também adequado 1GB de memória RAM capaz de suportar as tarefas mais intensivas. O modelo base inclui 4GB de armazenamento interno para os seus dados, contudo pode optar por modelos até 64 GB de armazenamento. O Archos 53 Platinum vem com o Android 4.1.2 Jelly Bean instalado de fábrica.

Se vai tirar bastantes fotografias então convém optar por um dos modelos com maior memória interna, ou em alternativa além do modelo base, pode expandir a memória interna através da expansão por intermédio de um cartão microSD que é suportado pelo Archos 53 Platinum. E já que nos referimos à parte fotográfica, saiba que este smartphone possui uma câmara traseira de 8MP e uma homóloga frontal de 2MP.

Pode contar também com os extras habituais como Rádio FM, Wifi, bluetooth e A-GPS. Contudo não pode esperar suporte para a rede 4G, já que este dispositivo apenas suporta até à norma de 3G+. Poderá contar com suporte para dois cartões sim (dual-sim) para que possa mais facilmente separar o trabalho do lazer.

Archos 50 Platinum – performance a um preço razoável

O Archos 50 Platinum baseia-se na mesma filosofia de construção do seu irmão mais dispendioso. Trata-se de uma construção de plástico embora com linhas curvas menos pronunciadas. Em primeiro lugar as más notícias. Comparando com o Archos 53 o ecrã foi reduzido para “apenas” 5 polegadas que integra a tecnologia IPS LCD e 960 x 540 pixels (qHD) de resolução a 220 DPI.

Claro que o apenas está devidamente rodeado de aspas, devido a mesmo assim não ser um Smartphone pequeno para os comuns dos mortais. De qualquer forma, a redução do tamanho do ecrã foi um compromisso que a Archos fez para reduzir os custos de fabrico e tornar este modelo mais atractivo monetariamente.

img_archos_platinum_carbon_dualsim_03

As diferenças de dimensão em relação ao 53 Platinum são notórias, neste ponto favorecendo (conforme a perspectiva) o 50 Platinum que conta com as seguintes dimensões: 143,4 x 72,4 x 8,9 milímetros e um peso de apenas 160,2 g. Mas existem boas notícias. Este smartphone recebe os mesmos: chipset Qualcomm Snapdragon S4 (8225Q) (1.2 GHZ quad-core), 1GB de RAM e 4 GB de espaço de armazenamento interno, que o Archos 53 Platinum.

O espaço de armazenamento interno pode também ser expandido por intermédio de uma slot para um cartão microSD que pode chegar até aos 64GB de tamanho. O Archos 50 Platinum vem também com o Android 4.1.2 Jelly Bean instalado de fábrica.

Poderá também encontrar neste dispositivo uma câmara de 8 megapixels em sua parte traseira e uma câmara frontal de 2 megapixel. Ao nível da conectividade pode contar com Radio FM, Bluetooth, Wi-Fi, A-GPS e 3G. O dual-sim é mais uma vez uma presença de salutar no Archos 53 Platinum. Se considerarmos que se trata também de um modelo Dual-Sim, à excepção do tamanho do ecrã e uma ligeira diferença no “form factor”, este modelo é muito parecido com o Archos 3 Premium

Archos 35 Carbon – O Smartphone “Low Cost”

Como não poderia faltar a Archos apresentou também um modelo mais amigo dos bolsos dos seus potenciais clientes. As especificações técnicas são bastante mais modestas e arriscamos-nos a dizer que a Archos podia ter ido mais longe.

Os compromissos para espremer um preço o mais baixo possível num Smartphone android começam no seu ecrã. Mais concretamente estamos perante um ecrã de 3,5 polegadas com uma resolução de 320 × 480 pixels LCD IPS. Se há quem goste de smartphones compactos (eu sou uma dessas pessoas), a resolução de 320×480 é mesmo assim bastante modesta. Mas este dispositivo é bastante móvel, tão pequeno que mede aliás apenas 117 x 62,3 x 10,2 mm e cabe na palma da sua mão ou pode ser arrumado confortavelmente no bolso das suas calças.

img_archos_platinum_carbon_dualsim_04

Mas talvez onde a Archos foi menos ambiciosa foi na decisão de incluir de um chipset Qualcomm 7225A, um simples single-core com uma frequência de relógio de 1.0 Ghz. Numa altura em que começamos a encontrar algumas opções de baixo custo com dual-core, não se compreende a inclusão de um processador pouco potente para as exigências actuais de processamento.

A inclusão de 512MB de RAM estão em sintonia com um chipset modesto. As boas notícias é que pode contar, à semelhança dos dois modelos anteriores, com um modelo base de 4 GB de espaço de armazenamento interno. Poderá também expandir a capacidade de armazenamento interna, através da adição de um cartão microSD até um tamanho de 32 GB.

O 35 Carbon disponibiliza acesso à conectividade rádio FM, Bluetooth, Wifi A-GPS e 3G. A Archos optou por uma escolha insólita para sistema operacional deste modelo. Este Smartpone vem incluído com o Android Ice Cream Sandwich 4.0.4., que já tem perto de um ano de existência. Mais insólito do que este aspecto, foi o facto da Archos incluir no 35 Carbon apenas uma câmara traseira VGA. Por esta razão não espere tirar fotos ou vídeos de elevada qualidade neste Smartphone.

Este dispositivo funciona com a funcionalidade dual-SIM para que você possa alternar entre operadoras enquanto viaja para diferentes partes do país ou do mundo.

Preços e disponibilidade:

O Archos 53 Platinum vai ter um preço base de $249.99 (605.74 reais ou 249.99€ euros), o Archos 50 Platinum será comercializado a $219.99 (444.20 reais ou 199.99€ euros) e o Archos 35 Carbon vai estar no mercado a partir de $99 (199.90 reais ou 79.99 euros). Os preços apresentados são sem qualquer tipo de comparticipação da operadora móvel ou sem qualquer imposto que possa ser aplicado em países alvos de venda.

Os três dispositivos vão estar disponíveis na Europa a partir do final de Maio. Quanto à disponibilidade na América Latina e em especial o Brasil, não existem datas ainda concretas. Contudo os novos modelos são apresentados na página oficial para Português do Brasil. Isto significa que o Brasil é um dos mercados alvo da Archos e estes modelos vão certamente chegar desbloqueados ou subsidiados por qualquer operadora.

Site Oficia: Archos
Especificações completas: Archos


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *