Notícias, Sistemas Operativos, Tecnologia

Asus anuncia o 1015E, um netbook com Windows 8 ou Ubuntu


Recentemente tem-se apontado como inevitável a concretização da “profecia” que indica que os Netbooks vão deixar de existir. Mas até lá, existe ainda uma comunidade fiel a este formato que não troca o conforto de um teclado e a leveza de um PC de pequenas dimensões por um tablet. É especialmente para este mercado que a Asus apresentou o 1015 um netbook que inclui o Windows 8 ou o Ubuntu Linux instalado de fábrica.

O Asus 1015E, é uma espécie de versão 2.0 dos Netbook. Afinal o novo modelo traz características superiores à última geração de netbook. Em vez de um processador da família Intel Atom, podemos encontrar neste modelo um Intel Celeron 847 (dual-core) com uma frequência de 1.1 GHZ e placa gráfica integrada Intel. Em relação à memória interna o 1015E inclui 2GB ou 4GB de RAM (opcional), um disco rígido de 320GB ou 500GB (opcional). O novo modelo destaca-se ainda por oferecer o Ubuntu Linux além do o Windows 8.

img_asus_1015E_windows8_ubuntu_02

Ainda nas especificações técnicas são incluídas como interfaces: 1 porta USB 2.0 e 2 portas USB 3.0, VGA, HDMI e leitor de cartão SD. Na componente da conectividade existe suporte para Wi-Fi 802.11n e Bluetooth. O Asus 1015E vem ainda equipado com um display de 10,1 polegadas com uma resolução de 1366 x 768 pixels. O equipamento é completado por uma bateria de 6 células (mas também há uma versão de 3 células que permite tirar ao peso do notebook cerca de 100 gramas), câmara frontal de 720p e sistema de som “Sonic Master”.

Em termos exteriores não vai diferenciar o 1015E de qualquer modelo da linha EeePC que a empresa originária de Taiwan já lançou anteriormente. Contudo, a Asus trabalhou para introduzir melhorias iterativas em relação ao que aprendeu na popular linha de netbooks, e anunciou que o 1015E é o notebook mais leve do mercado. Considerando que apenas pesa 1.2 KG e mede 23 milímetros de espessura, estaremos inclinados a acreditar que não só este novo notebook é bastante leve, como muito cómodo de transportar devido à sua reduzida espessura.

img_asus_1015E_windows8_ubuntu_03

O Modelo vai começar a ser vendido para já nos E.U.A., em tons de Azul, Preto e Rosa, onde vai estar acessível a um preço aproximado de US $ 299 (602 reais ou 230 euros). Não existe ainda nenhuma confirmação por parte da Asus relativamente a se e quando, este modelo vai chegar à América Latina ou Europa. Via Netbookitalia


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *