Futuro hoje, Internet, Notícias, Tecnologia

CERN traz de volta primeiro website da história da internet passado 20 anos


O dia 30 de Abril pode parecer uma data tão vulgar como qualquer outra no calendário, mas em 1993, foi um marco importante no desenvolvimento das comunicações globais: foi nesse dia que a World Wide Web entrou no domínio público.

O CERN, o mesmo grupo de investigação que actualmente concentra os seus esforços no seu acelerador de partículas, tornou a tecnologia World Wide Web (WWW) disponível para todos num formato livre de “royalties”. Nascia então a internet como é actualmente conhecida

Sem esta decisão apoiada pelo inventor da internet Sir Tim Berners-Lee, nunca poderíamos ter apreciado as glórias do que a internet nos oferece, como as redes sociais, acesso a vídeo e música de forma instantânea ou mesmo o email.

De forma a comemorar o papel preponderante que teve no desenvolvimento da internet, a equipa CERN criou um novo projeto para trazer de volta o primeiro site na sua URL original. Trata-se de uma cópia do site que foi para o ar em 1992, descrevia o que era a internet e como ela poderia ser usada. Pode visualizar o site neste link.

Este site se encontrava disponível nos servidores do W3C, mas agora ele está de volta ao seu endereço original. A par da restauração do site, o CERN pretende recuperar e preservar todos os activos digitais associados com o início da web. O objectivo final é transformar o endereço info.CERN.ch em um arquivo histórico para as futuras gerações.

A internet é a razão de muitos sites como o Tech&Net chegarem a milhões de utilizadores em todo o mundo. Por essa razão associamos-nos a este dia histórico, que revolucionou a mentalidade da nossa sociedade através da forma mais facilitada como a informação chega às pessoas. Longa vida à Internet.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *