superbatteries Futuro hoje

Cientistas criam baterias que podem durar semanas


O pesadelo de todos quantos usam smartphones, tablets e computadores pode estar prestes a terminar. Uma equipa de cientistas americanos afirma ter descoberto um novo tipo de bateria de lítio que é 30 vezes mais potente e 1000 vezes mais rápida do que as existentes atualmente. E além do mais, é verdadeiramente minúscula.


Este pode ser um passo que irá revolucionar toda a indústria mobile. Uma equipa de cientistas da Universidade do Illinois, nos Estados Unidos, afirmam ter descoberto uma bateria com apenas alguns milímetros de espessura e tão potente que pode utilizar o seu smartphone para pôr um automóvel a andar.

O trabalho desenvolvido por James Pikul, um estudante, e pelo professor William P. King, poderá permitir uma revolução em toda a electrónica não apenas de consumo como ao nível de equipamentos médicos. As novas baterias são feitas com recurso a micro-tecnologia e parecem ter deixado de lado de uma vez por todas a eterna questão de se ter de optar por mais poder ou maior durabilidade.

superbatteriesA equipa está agora a trabalhar na integração das baterias com outros componentes eletrónicos e numa forma de tornar economicamente rentável a produção destas baterias que, afirma Pikul, é uma totalmente nova tecnologia. “Não é um melhoramento de tecnologias já existentes; rompe com o paradigma das fontes de energia. Vai permitir-nos fazer diferente, fazer coisas completamente novas.”

A foto (do Beckman Institute for Advanced Science and Technology) mostra uma representação gráfica dos Iões a percorrer o espaço entre micro-elétrodos tridimensionais numa bateria de Lítio)

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *