Internet, Mobile, Notícias, Software, Tecnologia

Firefox 20 – Um novo gestor de downloads e melhor controlo de privacidade


A Mozilla está a traçar um caminho de evolução para o Firefox, onde a inovação é a principal prioridade. Afinal o mercado de browsers hoje em dia é dos mais competitivos que existe dentro do software. Mas as melhorias incrementais são sempre necessárias e bastante pedidas pelos usuários. Por essa razão a Mozilla disponibilizou o Firefox 20 que traz novidades ao nível da funcionalidade e estética às versões para desktop e Android.

Firefox 20 para Desktop

O Firefox 20 inclui um melhorias que pretendem reforçar a navegação privada. Agora é possível abrir uma nova janela de navegação privada, sem fechar ou mudar a sua sessão de navegação actual. Este cenário é perfeitamente útil para que possa fazer uma compra online, que deseje que se mantenha confidencial, em uma janela privada mantendo a sua sessão de navegação existente ininterrupta.

As novas melhorias na navegação privada, permitem também que use a janela de navegação privada para verificar múltiplas contas de email ao mesmo tempo. A Mozilla introduziu ainda um modo “per tab” que permite ter tabs de navegação privada e tabs de navegação normal a conviverem na mesma janela.

Talvez a novidade mais estética do Firefox reside na introdução de um novo Gestor de Downloads na barra de ferramentas do Firefox. A Mozilla redesenhou a forma como o Firefox gere as transferências de ficheiros e agora já não abre de forma implícita uma janela separada para descarregar ficheiros.

img_firefox_20_02

Além disso o novo “redesenho” da vista de gestão de downloads permite que monitorize, visualize e localizar arquivos descarregados, sem ter de mudar para outra janela. O novo “Download Manager” possibilita que o download de arquivos com o Firefox seja bastante mais fácil, e aproxima-o dos seus rivais como o Chrome e em especial o Safari (sobre o qual esta função é mais inspirada).

Firefox 20 para Android

A versão do Firefox para Android também suporta navegação privada na mesma janela. Isto significa que pode na versão para Android abrir uma nova tab de navegação privada durante a sua sessão de navegação, permitindo que alterne entre as tab privadas e normais dentro da mesma sessão de navegação.

Outra funcionalidade bastante útil na nova versão do Firefox para Android, embora não seja notória, é o facto de a Mozilla agora lhe permitir que personalize os atalhos na tela/ecrã inicial com os seus sites favoritos ou mais visitados, de modo a que eles estejam apenas um toque de distância. Este novo recurso aproxima o Firefox do Opera que foi pioneiro na introdução da funcionalidade de Speed Dial.

O Firefox para Android adiciona ainda suporte para arquitectura ARMv6 utilizada em dispositivos de baixa gama. Isso inclui telefones populares, como Samsung Galaxy Next, HTC Aria, HTC Legend, Samsung Dart, Samsung Galaxy Pop e o Samsung Galaxy Q. Este pequena alteração abre ao Firefox um mercado de até 50 milhões de telefones. A nova versão traz ainda suporte de descodificação por hardware dos formatos H.264/AAC/MP3 para as versões Gingerbread e Honeycomb do Android.

Para aceder às novas versões dirija-se ao menu, Ajuda e selecione a opção “Sobre o Firefox”. De seguida o Firefox irá descarregar automaticamente a nova actualização e pedir-lhe para instalá-la e reiniciar. Se tem uma distribuição de Linux, terá que esperar que o autor lance uma versão do novo Firefox nos seus repositórios. No caso do Ubuntu a Canonical vai disponibilizar brevemente a nova versão. Quanto à versão para Android basta ir à Google Play Store do seus dispositivo para proceder à sua actualização. Via: Mozilla Blog


5 comentários em Firefox 20 – Um novo gestor de downloads e melhor controlo de privacidade

  1. Jo Almeida

    Oi gente,
    que tal experimentarem outras opções bem legais… Agora usa-se o armazenamento em nuvem há uns que são já bem conhecido e outros que dão para partilhar qualquer tipo de ficheiro com todo o mundo, gratuito e sem limite de espaço. Acho que é isso que vocês procuram. Deixo aqui a minha sugestão, curtam http://abelhas.pt/

  2. André Dias

    Gostei em parte do novo gerenciador de download, só que tem um probleminha aí que muita gente ainda não sabe, pois, quando vc baixa o arquivo tudo bem, superfuncional, mas quando vc fecha a maquina e no outro dia vc vai atrás do que vc baixou , kd??? onde está tudo???? simplesmente ele mistura o que foi feito no passado com o novo e simplesmente ti dá a opção de vc procurar em meio a todos os arquivos baixados, ou seja, em minha máquina foram mais de 640 downloads, agora imagine eu baixando 10 arquivos hoje e amanhã procuta 10 rquivos em meioa 640??? . o anterior vc abria e lá estava o seu último download, todos reunidos onde vc deixou, sem complicação, e aí minha experiência infeliz com o novo gerenciador. Procurei ver como poderia ajustar por data mas não encontrei onde, simplesmente. Me ajudem se puderem. Desde já gradeço.

    • Rui Oliveira

      André parece ter razão! De momento não encontro uma resolução para esse problema. Pode ser que no futuro a Mozilla o resolva.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *