Imagem & som, Notícias, Sistemas Operativos

Lightworks, o software de edição profissional de vídeo chega ao Linux


O Lightworks, um software profissional de edição profissional de vídeo, está finalmente disponível para Linux numa versão beta aberta ao público. Descarregue de forma gratuita o software utilizado na edição de grandes produções como Missão Impossível, Pulp Fiction ou Braveheart.

A versão beta do Lightworks foi testado com sucesso no Ubuntu 12.04 e 12.10, e outros derivados do debian. Mas comecemos primeiro pelos requisitos e limitações:

Requisitos:

  • Suporte apenas para computadores com placa gráfica Nvidia e ATI
  • Precisa de criar uma conta Lightworks (gratuita)
  • Apenas disponível para sistemas de 64 Bits.

Limitações

  • Não existe (para já) opção de exportar para os ficheiros do tipo H.264 MOV e AVI
  • Ficheiros AVI podem ser reproduzidas de forma não totalmente correcta com frames pretas e o Lightworks pode não detectar nenhum áudio em alguns arquivos AVI sem compressão
  • A ferramenta de Recording e a ferramenta de playout não estão para já disponíveis no atual Beta Linux construção de Lightworks. Mas vão ser adicionadas numa futura versão beta para Linux

img_lightworks_linux_02

Se para já as limitações não o aborrecerem e tiver uma máquina recente com os requisitos referidos acima, então pode usar o Lightworks já que está disponível para uso gratuito. Contudo, a equipa do Lightworks não incluiu alguns codecs devido a necessitarem de licenças dos seus autores. Pode contudo adquiri-los através da compra de uma licença PRO.

Para descarregar o Lightworks Beta para Linux, precisa se registar no site da Lightworks aqui.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *