computer-virus Segurança

Sabia que um em cada 20 computadores em todo o mundo está infectado por malware?


50 milhões de computadores infectados infectados por vírus ou outros malwares

De acordo com os dados dados obtidos através da Kaspersky Security Scan, uma ferramenta gratuita de verificação de malware, que analisa e reúne estatísticas de segurança, cerca de 5% dos equipamentos informáticas domésticos estão infectados, incluindo os que têm programas antivírus instalados. Os dados ainda são mais alarmantes se forem contabilizados apenas os equipamentos que não têm instalada qualquer solução de segurança, nesse caso os números pioram e atingem 13% das máquinas verificadas.

De acordo com Eugene Kaspersky, CEO da Kaspersky Lab, “algumas estimativas apontam para a existência de 1.500 a 2.000 milhões de equipamentos (PCs) no mundo. Como o número de computadores Linux ou outras plataformas diferentes do Windows não é muito significativo, não entram nesta estimativa. Uma parte destes computadores pertence a grandes entidades onde o uso de software é muito estrito e também não os contabilizámos. As nossas estatísticas reduzem-se, assim, aos equipamentos domésticos e computadores de pequenas empresas. Estes representam pelo menos dois terços dos PCs de todo o mundo. Estamos a falar de 1.000 milhões de equipamentos, dos quais 5% (um em cada vinte) estão infectados. Isto representa 50 milhões de computadores infectados”.

Qual a conclusão a tirar? Pouco animadora, diz Eugene Kaspersky

Uma solução de segurança não protege a 100%, mas é incrível que um em cada vinte computadores, incluindo os que dispõem de software de segurança instalado, esteja infectado. O único aspecto positivo é que os computadores infectados, sem software de segurança, são o triplo deste número. É evidente que a qualidade das soluções de segurança não é sempre a mesma e, portanto, o nível de defesa difere de um produto para outro. É sempre necessário instalar nos equipamentos um software de segurança de qualidade e sempre actualizado.

Para comprovar o estado do seu PC, a Kaspersky Lab permite descarregar o Kaspersky Security Scan e analisar o computador de forma gratuita e muito simples.

 

A imagem de destaque foi gentilmente cedida por Victor Habbick, via Free Digital Photos


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *