Mobile, Notícias, Tecnologia

ZTE apresenta o ZTE Geek na IDF 2013


A Intel Developer Forum (IDF) é a oportunidade do gigante norte-americano de semicondutores, reunir num único espaço os projectos dos seus parceiros que utilizam a sua tecnologia, bem como dar a conhecer ao mundo algumas das suas inovações. A ZTE é um dos principais fabricantes que participa na IDF e anunciou o ZTE Geek, um nome no mínimo peculiar para identificar um Smartphone baseado em tecnologia Tntel.

A ZTE anunciou hoje o ZTE Geek, o primeiro Smartphone da fabricante chinesa a possuir um chipset Intel Atom™ Clover Trail+, que é o resultado de um processo de fabrico de 32nm. O novo dispositivo da ZTE foi demonstrado durante a Intel Developer Forum (IDF) 2013 a decorrer no China National Convention Center, em Pequim. O ZTE Geek possui um display de 5 polegadas (Gorilla Glass) com resolução de 1280×720 (HD). Trata-se de um dispositivo com o Android Jelly Bean e possui 8GB de armazenamento interno (eMMC) apoiado por 1 GB de memória RAM.

img_zte_geek_idf2013_02

Na sua vertente multimédia o Geek inclui uma câmara traseira de 8 Megapixels (com LED Flash) e uma câmara frontal de 1 Megapixel. De modo a suportar um ecrã de grandes dimensões e a captura de imagens em alta definição, o novo Smartphone da ZTE dispõe de uma bateria de grande capacidade com 2300mAh.

Mas o grande destaque do telefone vai para a processador da série Atom™ de 32nm da Intel. O processador Intel Atom Z2580, permite uma frequência de CPU até 2.0GHZ. Os testes que a ZTE conduziu internamente, demonstram que em comparação com o Clover Trail (o processador da geração anterior da Intel), o novo Clover Trail+ é duas vezes mais rápido em tarefas de computação e três vezes mais rápido na componente gráfica.

Além de aumentar a capacidade de processamento o novo processador reduz drasticamente o consumo de energia. Ao nível da conectividade o ZTE Geek vem equipado com suporte para 4G (UMTS 900/2100), Wifi a/b/g/n WiFi, A-GPS e Bluetooth 4.0. O vídeo seguinte (em inglês) do site Engadget, permite-lhe ter uma melhor ideia do equipamento:

Segundo o vice-presidente executivo da ZTE e Chefe da Divisão de dispositivos Móveis He Shiyou:

“A nossa colaboração recente com a Intel para conceber o ZTE Geek baseia-se no sucesso da mesma iniciativa começada na série Grand e permite aumentar ainda mais a nossa competitividade no mercado de Smartphones de alta gama”.

A ZTE é talvez o maior parceiro da Intel no mercado dos Smartphones. Quando a Intel entrou pela primeira vez no fabrico de chipsets para smartphones em 2012, a ZTE lançou Grand X IN o primeiro Smartphone com um processador Intel. A empresa chinesa revelou que o Grand X IN teve um sucesso acima do esperado, tendo-se tornado oSsmartphone mais vendido na Áustria. Estes bons indicadores terão certamente convencido a empresa a continuar ou mesmo expandir a sua parceria com a Intel.

A ZTE situa o Geek e o processador Intel que possui, como um veículo importante na estratégia que a empresa começou a delinear em 2011 de mudar o seu foco para dispositivos de alta gama. Apesar destas ambições, a Intel já vem tarde num mercado largamente dominado por processadores da arquitectura ARM, fabricados por gigantes como a Samsung, Qualcomm e NVidia.

O medidores de sucesso deste modelo vão estar dependentes da altura em que chegar ao mercado, o preço e a sua disponibilidade global. A ZTE não adiantou ainda detalhes em relação a esta última informação.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *